Ubatuba amplia prevenção de HIV, Sífilis e Hepatite

Cidade investe em CTA na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (Foto: Reprodução)

Da Redação
Ubatuba

Após passar por nova organização, o Ambulatório de Infectologia de Ubatuba passou a incluir um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) na prevenção de doenças e IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Patrícia Sanches, os testes realizados na unidade são sigilosos e realizados por equipes experientes. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), todos os dias são diagnosticados cerca de um milhão pacientes com infecções sexualmente transmissíveis no mundo.

A Aids, doença que matou mais de trezentas mil pessoas no Brasil desde 1980, atingiu em 2018 o marco de 43 mil diagnósticos e cerca de 4,4% na taxa de mortalidade por 100 mil habitantes. Os números pertencem ao Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Os atendimentos no CTA são realizados de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h à rua Antônio Silva Balio, nº44, no Centro de Ubatuba. As marcações para os testes para a detecção do vírus do HIV, Sífilis e Hepatites B e C são realizadas por ordem de chegada, e não são necessárias consultas anteriores.

Campanha – As equipes de Saúde de Ubatuba participaram da 12ª Campanha Estadual de Testagem Fique Sabendo, realizada entre os dias 2 e 7 de dezembro. Durante o evento, foram realizados testes rápidos para detectar a presença do vírus HIV e Sífilis.

No total foram atendidas 267 pessoas e registrados dois testes positivos para Aids, quatro testes positivos de Sífilis e um para Hepatite C. Para a confirmação dos testes de Sífilis e Hepatite são necessárias confirmações laboratoriais.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?