TSE define estrutura para evitar riscos de contaminação da Covid-19 no dia do voto

Medidas de segurança em meio à pandemia tentam garantir tranquilidade para eleitores de todas as idades

Registro de biometria, realizado pela Justiça Eleitoral; TSE divulga medidas para eleições 2020 (Foto: Reprodução/TRE)

Thales Siqueira
RMVale

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desenvolveu um Plano de Segurança Sanitária para ser adotado por todos os municípios durante a eleição. Apesar da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) ter avançado à fase verde do Plano São Paulo, uma série de medidas sanitárias deverão ser tomadas pelos eleitores como regras para evitar a contaminação pela Covid-19 nos locais de votação.

As precauções valerão tanto para o primeiro turno (15 de novembro) quanto para o segundo (29 de novembro), caso apenas de São José dos Campos e Taubaté na região.

O médico Jair Alves de Oliveira, que atua no atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus na Santa Casa de Misericórdia de Aparecida, afirmou que é seguro ir às urnas, desde que os procedimentos de prevenção sejam rigorosamente obedecidos. “Pode-se afirmar que não haverá risco de aumento do número de casos, pois se assim fosse, o próprio TSE, evitaria a realização das eleições”.

Entre as práticas que devem ser adotadas pelos eleitores, o uso de máscaras faciais, e higienização das mãos com álcool em gel antes e depois de votar. O TSE recomenda que as pessoas não levem acompanhantes na hora da votação e que mantenham uma distância mínima de um metro de outras pessoas, além de evitar qualquer tipo de contato físico.

Outra forma de prevenção é que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Contudo, canetas de uso comum serão disponibilizadas para quem esquecer a sua.

Uma das principais mudanças em relação às últimas eleições é o horário da votação que foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. Outra novidade é o período especial para idosos, das 7h às 10h. A medida não impede que eleitores de outras idades possam votar nesse período, desde que respeitando a preferência da fila.

O chefe do Cartório Eleitoral de Cachoeira Paulista, Diego Leão Diniz, alertou que o eleitor que apresentar sintomas da Covid-19 deve permanecer em casa e não expor os demais eleitores e colaboradores da Justiça Eleitoral e justificar sua ausência. Já as pessoas do grupo de risco e que desejarem votar devem adotar todas as medidas preventivas. “Quem não puder votar terá sessenta dias para justificar a ausência, devendo enviar atestado médico para comprovar a situação e realizar o pagamento da multa de R$ 3,51”, contou Diniz.

Os mesários receberão máscaras, que devem ser trocadas a cada quatro horas, além da utilizarão de uma proteção facial (face shield). Outras ações serão disponibilizadas como a disposição de cartazes nas seções eleitorais com os procedimentos que os eleitores devem adotar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?