Silveiras inicia melhorias na iluminação pública

Setenta pontos de luz são instalados; ESF entregue na quarta amplia atendimento na saúde

O prefeito Guilherme Carvalho acompanha trabalho de troca de lâmpadas e ampliação de sistema de iluminação pública em Silveiras (Foto: Lucas Barbosa)
O prefeito Guilherme Carvalho acompanha trabalho de troca de lâmpadas e ampliação de sistema de iluminação pública em Silveiras (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Silveiras

Com um investimento municipal de cerca de R$ 60 mil, a Prefeitura de Silveiras anunciou na última semana que implantará setenta pontos de iluminação em diversos pontos da cidade até o fim de março.

A iniciativa busca garantir uma maior segurança para as famílias de oito bairros.

Na última terça-feira, os moradores da rua Antônio Pinto de Carvalho, conhecida como Estrada do Fundão, no Centro, presenciaram a instalação de 14 pontos de luz na via. A ação surpreendeu o vendedor autônomo José Carlos Antônio Ferreira, 58 anos, que há mais de duas décadas cobrava melhorias no sistema de iluminação do bairro. “Eu já tinha perdido a esperança de alguém ajudar a gente a acabar com a escuridão daqui. Graças a Deus atenderam o nosso pedido, e agora nossas crianças poderão até brincar na rua à noite, coisa que era quase impossível antigamente”.

De acordo com o secretário de Administração e Planejamento, Roberto Ferraz, além do Fundão, também serão contemplados com a melhoria os bairros do Cascata, Melado, Córrego Fundo, Asa Branca, São Sebastião do Palmital, Estrada do Asa Branca e Fazenda do Cardoso. “Estamos atendendo uma antiga reivindicação da população. Ouvimos relatos de moradores, que por causa da escuridão, acabaram tendo suas casas furtadas. Além disso, com uma via mais iluminada, as famílias dos bairros rurais poderão se defender caso apareçam animais peçonhentos em suas casas durante a noite”.

O prefeito Guilherme Carvalho (PSDB) ressaltou a importância da ação. “Uma via mais bem iluminada inibe a ação de criminosos e garante uma maior visibilidade aos motoristas, evitando colisões e atropelamentos. Além destes novos pontos, intensificamos a manutenção de lâmpadas, reatores e luminárias em diversos pontos da cidade”.

Saúde – Na última quarta-feira, durante as comemorações pelos 176 anos de Silveiras, a Prefeitura entregou o novo prédio do ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Vila Esperança. A expectativa é que a unidade realize aproximadamente duzentos atendimentos mensais.

A entrega atende a uma antiga reivindicação dos pacientes, já que o imóvel que abrigava o ESF do bairro, na gestão do ex-prefeito Edson Mota (PR), estava em estado precário, prejudicando a atuação da equipe médica.

O governo municipal investirá mensalmente o valor de um salário mínimo (R$954) no aluguel do imóvel, que, além do Nova Esperança, atenderá famílias do Vila Marina e Rodovia dos Tropeiros.

A dona de casa Maria Claudia dos Santos, 43 anos, elogiou a atitude da Prefeitura e as novas instalações da unidade. “Uma vez fui com a minha sobrinha no posto de saúde antigo e tive que ficar esperando ela na rua, de tão pequeno que era lá. Agora, o povo vai ter um lugar decente para se consultar, coisa que antigamente não acontecia”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?