Região tem mais de dois mil casos de novo coronavírus

Lorena e Guará confirmam novas mortes; preparação de novos leitos de UTI, gripários e hospitais de campanha devem reforçar o combate à doença

A principal entrada do Pronto Socorro de Lorena; RMVale tem novos casos de Covid-19 (Foto: Rafaela Lourenço)

Bruna Silva
RMVale 

O crescimento exponencial do novo coronavírus tem sido sentido de maneira mais intensa na RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Nesta quinta-feira, a região alcançou a marca de 2058 pessoas infectadas pela Covid-19; novos leitos de UTI estão sendo preparados em Ubatuba, gripários já estão em funcionamento e o segundo hospital de campanha deve iniciar as atividades em Pinda.

Os municípios com índices mais preocupantes são: São José dos Campos com aproximadamente oitocentos casos, São Sebastião com 329; seguidos de Jacareí que contabiliza 165 pessoas infectadas, Caraguatatuba com 157 e Taubaté com 129.

Cerca de oitenta pessoas morreram na região vitimadas pelo novo coronavírus na quinta-feira. As confirmações tem saltado diariamente.

A secretaria de saúde de Lorena identificou mais dois casos, chegando a 56 pessoas infectadas, sendo quatro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um na enfermaria. Apesar dos índices altos, o distanciamento social tem sido afrouxado pela população nos últimos dias.

Paciente curado em São Sebastião, cidade que segue no topo do ranking do isolamento social no estado (Foto: Reprodução PMSS)

A cidade registrou a quarta morte, desta vez um idoso de 71 anos, que estava em tratamento na vizinha Guaratinguetá, que também anunciou a morte de um paciente, de 54 ano, a segunda na pandemia.

Guará totaliza 49 contaminações, com ao menos 22 pacientes fazem o isolamento social em casa, outros três permanecem internados para cuidados médicos especializados. A administração municipal tem feito o levantamento de bairros com confirmações, entre eles estão Beira Rio 2, Centro, Portal das Colinas, Parque São Francisco, Pedregulho, Vila Paraíba e Village Santana.

Pindamonhangaba, que já soma 46 casos da Sars-Cov2, tem dois pacientes internados e 13 pessoas isoladas em casa sob supervisão da Vigilância Epidemiológica. A secretaria de saúde local montou gripários para triagem separada de pacientes com sintomas de gripais, além de se preparar para a entrega da UPA Araretama (Unidade de Pronto Atendimento) que deve funcionar, neste período, como um segundo hospital de campanha.

Em Ubatuba, haverá a implementação de mais dez leitos de UTI para pacientes infectados pelo vírus, através da portaria publicada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Prefeitura, o Governo Federal irá subsidiar a instalação de leitos temporários por noventa dias, que podem ou não ser prorrogados. Cada leito representa custo diário de R$ 1,6 mil, chegando ao total de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?