Região tem 424 mortes pela Covid-19 em um mês

Com 933 óbitos, prefeituras da RMVale tentam inibir novo coronavírus; Lorena; Cruzeiro, Guará e Piquete estão entre cidades com novas vítimas da doença

Parte do prédio do PS e Santa Casa de Lorena; cidade é uma das que registrou novas mortes por Covid-19 (Foto: Rafaela Lourenço)

Wanessa Telles
RMVale

O avanço do novo coronavírus continua a assustar as cidades da RMVale (Região Metropolitana no Vale do Paraíba e Litoral Norte), com a elevação dos números de vítimas fatais da Covid-19. De acordo com dados da secretarias de Saúde, na última terça-feira (25), a região atingiu 424 mortes em um mês.

Os números, que seguem os boletins municipais, revelam que no dia 25 de julho, o número de mortes era de 508, que saltaram para 933 na última terça-feira. Nas últimas 24h, foram 14 novas vítimas fatais da doença, em cidades como Lorena e Cruzeiro.

Com 31.169 casos confirmados, a RMVale passa por discussões sobre os próximos passos no Plano São Paulo. Liberadas para a fase amarela pelo governador João Doria (PSDB), prefeituras da região divergem sobre como seguir em meio ao crescimento de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus.

Na região, Guaratinguetá e Piquete são exemplos de municípios que não saltaram de fase. A primeira chegou a 41 óbitos após uma mulher de 73 anos falecer no último dia 20 e aposta na ampliação da estrutura com a aquisição de testes, respiradores e a implantação do hospital de campanha, que funciona desde o início do mês. Com 1218 confirmações, Guará aguarda outros dois exames de pacientes que morreram com suspeita da doença. Atualmente, os bairros com maior incidência são Parque São Francisco (4), Tamandaré (4), Jardim do Vale I(3), Jardim Rony (3), Nova Guará (3) e Vila Paraíba (3), sendo eles, a maioria entre 60 e 81 anos de idade.

Já em Piquete, a prefeita Teca Gouvêa (MDB) a decisão de manter a cidade na fase Laranja foi reforçada pela estrutura escassa. O município conta com a vizinha Lorena para atender casos mais graves e montou um espaço específico para atendimentos de média e baixa complexidade. De acordo com boletim postado nas redes sociais da própria prefeita, Piquete tem hoje cinco óbitos, 149 casos confirmados e 108 recuperados, além de 85 pacientes que aguardam os exames.

Entre as 14 mortes registradas na terça-feira, Lorena, apresentou mais duas novas vítimas fatais, somando 27 óbitos. O primeiro é um homem de 79 anos sem comorbidades, que permanecia internado na UTI Santa Casa de desde o último dia 12. O outro é um paciente de 63 anos com comorbidades, que também havia sido internado na UTI da Santa Casa da cidade desde o último dia 24.

O avanço, na terça-feira, também foi registrado em São José dos Campos, que teve quatro mortes e chegou a 12.226 confirmações e 324 óbitos, Taubaté (duas mortes) com 3362 casos e 94 vítimas fatais, Cruzeiro (um novo óbito) que chegou a 563 registros e 23 mortes, Queluz, que soma 216 confirmações e 3 vítimas fatais, com uma nova na terça-feira, assim como São José do Barreiro, que soma duas mortes e 15 confirmações.

A situação também se agrava no Litoral Norte, que chegou a 142 óbitos, entre eles 68 em Caraguá, 31 em São Sebastião, 30 em Ubatuba e 10 em Ilhabela. Os municípios têm altos números de confirmações, com 1465, 1276, 1016 e 1390, respectivamente.

Zeradas – Em meio à preocupação com os casos de mortes, três cidades da região seguem sem vítimas fatais: Areias, Lagoinha e Silveiras.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?