Primeiro caso de sarampo confirmado em Ubatuba

Postos de Saúde da cidade mantém abastecimento com doses das vacinas Tríplice Viral e Dupla Viral; doença é altamente contagiosa

Criança durante vacinação contra o sarampo em Ubatuba; cidade tem primeiro caso confirmado da doença (Foto: Divulgação PMU)
Criança durante vacinação contra o sarampo em Ubatuba; cidade tem primeiro caso confirmado da doença (Foto: Divulgação PMU)

Da Redação
Ubatuba

A Vigilância em Saúde de Ubatuba confirmou, na última terça-feira, o primeiro caso de sarampo na cidade. O paciente é um garoto de 8 anos, morador da região central.  Há ainda outros vinte casos suspeitos, aguardando resultado de exame. Quatorze são de crianças e adolescentes entre 6 meses e 19 anos de idade.

Segundo a Vigilância de Ubatuba, todas as unidades de saúde estão abastecidas com doses das vacinas Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) ou a Dupla Viral (sarampo e rubéola). A vacina já está disponível também para bebês a partir dos 6 meses de idade (dose zero). As doses seguintes devem ser feitas aos 12 meses e aos 15 meses. Adultos até 29 anos devem tomar duas doses da vacina e, a partir dos trinta anos, uma dose.

A doença é altamente contagiosa e a transmissão é direta (de pessoa a pessoa), por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O que é expelido permanece dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, escolas, creches, clínicas e meios de transporte.

Os principais sintomas são febre e exantema (manchas na pele), tosse, coriza (nariz escorrendo) e conjuntivite. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de cinco dias antes do aparecimento dos sintomas ou até cinco dias depois.

Os casos suspeitos devem ser comunicados à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (12) 3832-1548 ou pelo e-mail viep.ubatuba@gmail.com.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?