Prefeitura de Ubatuba amplia serviço de descarte de resíduos eletrônicos para moradores

Iniciativa busca evitar contaminações tóxicas; materiais recolhidos passam a ser encaminhados por fabricantes e cooperativas da cidade

Lixos eletrônicos recuperados em área da orla de Ubatuba; cidade mantém preocupação com resíduos (Foto: Divulgação PMU)
Lixos eletrônicos recuperados em área da orla de Ubatuba; cidade mantém preocupação com resíduos (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Para conter o aumento do descarte irregular de resíduos eletrônicos nos rios e praias de Ubatuba, a Prefeitura ampliará na próxima segunda-feira o serviço destinado ao recebimento destes materiais. Além de prejudicar o meio ambiente, o despejo dos aparelhos oferece risco a turistas e moradores.

Durante o ano passado, mutirões de limpeza constataram um crescimento do número de resíduos eletrônicos recolhidos dos rios e praias da cidade. Para amenizar a situação, desde 3 dezembro a sede da secretaria de Meio Ambiente conta com um espaço para o descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

Ampliando a medida de preservação ambiental, a cidade anunciou na última semana que passará também a receber os seguintes tipos de lixos eletrônicos: aparelhos celulares, aparelhos de DVD e CD, câmeras fotográficas, computadores, televisões, rádios, impressoras e notebooks.
O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho Penteado, explicou que além de causar danos à natureza, o descarte irregular representa um alto risco aos turistas e moradores do município. “Os resíduos eletrônicos possuem componentes químicos altamente tóxicos, que oferecem um grande perigo de contaminação. A nossa expectativa é que este novo serviço contribua para uma redução considerável de aparelhos eletrônicos lançados ao mar”.

O chefe da pasta revelou ainda qual será a destinação dos objetos recolhidos. “Seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, encaminharemos parte deste material para os próprios fabricantes dos aparelhos eletrônicos que deverão dar uma finalidade a ele. Já o restante será levado para cooperativas de reciclagem. É importante ressaltar que estamos estudando em breve implantar novos pontos de recolhimento pelo município”.

Local – Os interessados em descartarem os lixos eletrônicos deverão comparecer à sede da secretaria do Meio Ambiente, localizada à rua Dona Maria Alves, 926, no Centro.

Caso tenham dúvidas, os moradores devem entrar em contato com a Prefeitura através do telefone (12) 3833-2439.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?