Novo serviço da Polícia Militar permite à pessoas com deficiência acionar 190

Da redação
Região

A Polícia Militar da RMVP (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) iniciou recentemente um cadastramento de Sms-e que vai beneficiar a pessoas surdas, PcD (Pessoas com deficiência) auditiva ou da fala. O registro vai permitir que esse grupo também possa utilizar os telefones de emergência da Polícia Militar (190) ou dos Bombeiros (193).
O comandante do departamento de Comunicação do 23º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Capitão Ronaldo Andrade, afirmou que a intenção da PM é de cadastrar o maior número possível de pessoas. “Em todos os quartéis da Polícia Militar tem um policial habilitado para cadastrar as pessoas. Não é necessário que todos se dirijam a uma companhia. Um responsável ou alguma pessoa que cuida dessas pessoas, de algum centro de atendimento, daí é feito o cadastramento dela e ela lá no local de trabalho dela, pode cadastrar as demais”.
O registro do número do celular do interessado será feito num sistema de transmissão curta, de mensagem de emergência, onde no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) haverá uma cabine exclusiva para estes atendimentos. O policial será responsável por indicar a uma viatura o local da ocorrência.
Andrade reforçou que o cadastro não tem data para terminar. “É um serviço novo da Polícia Militar. Acho que é pioneiro no país como um todo. Ele serve para incluir essas pessoas com deficiência. Então ele não tem prazo. Ele está iniciando e a gente pretende ampliar ainda mais esse serviço para atender todas as pessoas, inclusive essas pessoas com essas dificuldades”.
Caso necessário, o comandante informou que um policial pode se deslocar até o local para realizar o registro. “É possível a gente fazer isso também e lá, pela internet, a gente consegue fazer o cadastramento das pessoas”.
Ainda não há um número estimado de quantas pessoas serão beneficiadas com o novo serviço. A previsão é de que o cadastramento seja intensificado a partir de fevereiro de 2016, quando as escolas e instituições retomam os trabalhos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?