Ministério Público abre inquérito para investigar rompimento de barragem

Incidente comprometeu abastecimento no Araretama e Castolira, em Pinda

Água sai das torneiras com cor amarelada e imprópria para o consumo; ocorrência atinge mais de 700 mil moradores (Crys Alves - Facebook)
Água sai das torneiras com cor amarelada e imprópria para o consumo; ocorrência atinge mais de 700 mil moradores (Crys Alves – Facebook)

Lucas Barbosa
Regional

O Ministério Público abriu um inquérito na última quarta-feira para investigar o rompimento de uma barragem de mineração em Jacareí, ocorrida no último dia 5, que prejudicou o abastecimento de água em Pindamonhangaba e São José dos Campos. Uma semana após o incidente, moradores da região afirmam que vêm enfrentando problema na qualidade da água.
No inquérito, a promotoria cobra informações da mineradora Rolando Comércio de Areia, responsável pelo vazamento de rejeito de mineração, sobre as causas do incidente e quais medidas de segurança não foram devidamente adotadas. A empresa tem até quinze dias para se manifestar sobre o caso.
Posteriormente o Ministério Público avaliará se multará a Rolando Comércio de Areia, caso sejam comprovadas irregularidades.
Também na última quarta-feira a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu uma nota oficial afirmando que exigirá estudos técnicos da Rolando que comprovem a estabilidade da recuperação do talude que rompeu na barragem de Jacareí. O incidente gerou transtornos no abastecimento e qualidade da água fornecida à cerca de 700 mil moradores da região.
Queda – De acordo com as investigações, a mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração, em uma cava próxima ao rio, no bairro Parque Meia Lua, enquanto lançava irregularmente, os rejeitos do tratamento de areia na lagoa da Mineração Meia Lua 1, empresa com atividades paralisadas, em processo de renovação de licença.
Segundo especialistas, com o lançamento indevido, originou a elevação do nível da lagoa, provocando o rompimento da barragem.
Reclamação – Mesmo após a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de Estado de São Paulo) anunciar a normalidade do abastecimento de água em Pindamonhangaba e São José dos Campos, diversos moradores postaram nas redes sociais, até a última sexta-feira, fotos de torneiras despejando água de tonalidade escura, visivelmente imprópria para o consumo. Em Pindamonhangaba a maioria das reclamações concentrou-se nos bairros da Castolira e Araretama. Diversas famílias relataram falhas no abastecimento e que a água proveniente das torneiras apresenta uma cor escura e odor desagradável.
Em nota oficial, a Prefeitura de Pindamonhangaba afirmou que já solicitou providências em relação às queixas dos moradores e que aguarda as devidas providências.
O Jornal Atos tentou entrar em contato com a Sabesp em busca de informações sobre os atuais problemas no abastecimento de Pindamonhangaba, mas até o fechamento desta edição nenhum responsável foi localizado para comentar o caso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?