Lorena descarta dois casos, enquanto Cruzeiro e Pinda tem novas suspeitas de coronavírus

RMVale tem 35 pacientes aguardando resultados de exames; em todo país foram registrados 98 casos

Sedes dos atendimentos de urgência para pacientes em Cruzeiro e Lorena, municípios que ampliaram atenção contra o coronavírus (Fotos: Rafaela Lourenço e Francisco Assis)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

A secretaria de Saúde de Lorena descartou dois casos de coronavírus (Covid-19), na última quinta-feira, mesmo dia em que Cruzeiro anunciou dois casos suspeitos. A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) tem 39 casos à espera de exames.

Segundo a Prefeitura de Lorena, o caso descartado é de uma mulher que estava em Milão na Itália e retornou no dia 27 de fevereiro. Além dela, sua mãe também passou por exames após ter contato com a primeira paciente. As duas foram liberadas após as amostras de sangue para o Instituto Adolfo Lutz darem resultado negativo. Elas já foram informadas, apresentam bom estado de saúde e seguem as orientações dadas pela equipe médica.

No final do mês passado, a cidade também havia descartado outro caso de uma mulher que junto com o marido visitaram no início de fevereiro as cidades italianas de Florença e Veneza, retornando a Lorena no dia 14 de fevereiro.

A Itália registrou 1.016 mortes em decorrência do coronavírus (família de vírus que causam infecções respiratórias graves). Além disso, todos os 60 milhões de italianos foram colocados em regime de quarentena.

Os casos de Cruzeiro são de um casal que retornou de Portugal no último dia 11 e chegou ao município no dia seguinte com sintomas da doença. Segundo a secretaria de Saúde, foram recolhidas amostras de sangue e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. O resultado deve sair até o início da próxima semana.

Pindamonhangaba também tem um caso suspeito de uma mulher de 71 anos, regressa da Itália. Ela também aguarda os resultado do Adolfo Lutz.

Outro caso havia sido descartado, no início do mês, de uma mulher de 35 anos que viajou para o Japão e retornou no dia 19 de fevereiro. O país asiático tem 627 casos confirmados e 23 mortes.

Outras cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte seguem com casos sendo investigados. São José dos Campos é o município com mais casos suspeitos, 13 no total. O ranking segue com Taubaté (11 caos), Caraguatatuba (4 casos), Jacareí (2 casos), São Sebastião (2 casos) e Ilhabela (1 caso).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pandemia na última quarta-feira, após atingir 128 países e contaminar mais de 120 mil pessoas, vitimando 4,9 mil pessoas em todo o mundo.

Brasil – O país teve um alta significativa nos últimos dias segundo o Ministério da Saúde. Em todo território brasileiro forma registrados 151 casos. O estado de São Paulo lidera com 106.

Nessa sexta-feira, o ministério recomendou que os viajantes internacionais que chegam ao Brasil fiquem isolados por sete dias, mesmo que não tenha nenhuma sintomas da doença. Além disso, há casos de transmissão comunitária na capital paulista e fluminense.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?