Litoral pede apoio do Estado para nova “invasão” de turistas no feriado

Cidades cobram planejamento do Governo João Doria para evitar avanço nos próximos dias e novo risco de elevação de contaminações pelo novo coronavírus

Fila de carros na entrada da zona urbana de Ubatuba; cidades cobram auxílio do Estado para feriado (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
RMVale

Com a expectativa de uma “invasão” de turistas durante o feriado prolongado da Padroeira (12 de outubro), as prefeituras do Litoral Norte solicitaram na última quarta-feira (7) apoio do Estado para reforçarem as ações de fiscalização às regras de prevenção ao contágio do novo coronavírus. A estimativa dos munícipios é que cerca de 350 mil visitantes cheguem à região praiana neste final de semana.

Protocolados pelos prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Junior (MDB); Ubatuba, Délcio Sato (PSD); e São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), os ofícios independentes pedem para que o governador Joao Doria (PSDB) providencie o reforço no efetivo das equipes de Vigilância Sanitária Estadual e das polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual, possibilitando a intensificação no Litoral Norte da fiscalização durante as próximas sexta-feira (9) e segunda-feira (12), data em que é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Prevendo a chegada de cerca de cem mil turistas, a Prefeitura de Ubatuba informou em nota oficial que agentes do setor de Posturas e da Vigilância Sanitária se mobilizarão durante o feriado prolongado para vistoriar estabelecimentos comerciais, praias e áreas urbanas. Caso sejam flagrados sem máscaras ou formando aglomerações, os visitantes ou moradores poderão ser multados. O valor da infração não foi divulgado pelo Executivo.

Com a expectativa de receber aproximadamente 150 mil turistas, a Prefeitura de Caraguá revelou que multará em R$ 524,59 os pedestres que estiverem sem máscaras em vias públicas. Para tentar conter o contágio em pontos comerciais, a penalização para os proprietários será de R$5.025 por cliente flagrado sem o objeto de proteção facial.

A Prefeitura de São Sebastião, que assim como a de Ilhabela, estima a chegada de cerca de cinquenta mil visitantes, e promete também intensificar as fiscalizações às regras de prevenção ao contágio a Covid-19. Além de vistorias nas praias contra aglomerações, o Executivo montará bloqueios sanitários nas duas entradas da cidade, que ficam nos bairros Canto do Mar e Jaraguá.

Os três municípios litorâneos tentam inibir aglomerações e outros desrespeitos às normas de prevenção ao contágio da doença, como os registrados durante o feriado prolongado do “Dia da Independência”, que ocorreu entre 4 e 7 de setembro.

Além da confirmação sobre um possível ofício enviado ao Estado, a reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Ilhabela informações referentes as medidas de segurança que serão adotadas durante o próximo feriado prolongado, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

Pandemia – Segundo os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de Saúde do Litoral Norte nesta quinta-feira (8), a região praiana contabiliza 7.548 casos confirmados do novo coronavírus, entre eles 204 mortes.

Com 1.474 infectados, Ubatuba registra 36 óbitos. Também em situação preocupante, Caraguatatuba possui 2.550 casos da doença, sendo 108 mortes (números de pacientes da cidade e de outros municípios tratados na cidade). Ilhabela chegou nesta quinta-feira a 1.694 casos confirmados da Covid-19 e 13 óbitos. Já São Sebastião atingiu os 1.830 casos confirmados da Covid-19 e 47 mortes.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?