Hospital Universitário de Taubaté recebe autorização para fazer cirurgias oncológicas a pacientes da região

Com aporte federal superior a R$ 2,8 milhões por ano, proposta promete beneficiar centenas de pacientes na RMVale

Acesso do Hospital Universitário de Taubaté, que passa a ser referência na cirurgia oncológica no Vale (Foto: Reprodução HMUT)

Bruna Silva
Taubaté

O Ministério da Saúde tornou pública, no último dia 17, a portaria que promete trazer alívio a pacientes oncológicos da RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba). Com ela, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté) passa a ser habilitado para a realização de cirurgias oncológicas.

De acordo com informações do Comus (Conselho Municipal de Saúde) de Taubaté, o repasse anual de R$ 2.836.047,50 do Governo Federal deverá impactar no tratamento de pessoas com câncer.

Ainda de acordo com o Conselho, o hospital passou a ser habilitado como “Hospital Geral com Cirurgia de Câncer de Complexo Hospitalar”. Com a iniciativa, a expectativa é de que possa ser realizadas mensalmente até oitenta cirurgias, com o tratamento posterior sendo realizado no Hospital Regional do Vale do Paraíba.

Os responsáveis destacaram que embora o Hospital Universitário esteja sob a administração da Prefeitura de Taubaté, as cirurgias não serão apenas destinadas aos taubateanos, mas também para os pacientes da RM Vale.

O presidente do Comus, Jofre Neto, afirmou que as cirurgias oncológicas são as mais caras e que há centenas de pacientes na fila de espera, o que, nem sempre, leva ao atendimento: “… porque muitos morrem antes, dada a natureza agressiva da doença. Por isso esse reforço, ainda que pequeno ante a população da RM Vale, é fundamental”, destacou.

Jofre afirmou que o trabalho é muito importante para a região, pois será possível gerar a ampliação do atendimento dessa patologia. “Não é suficiente um diagnóstico precoce, ainda que essencial. É preciso, em seguida, que se trate o paciente”, concluiu o presidente.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?