Flexibilização da quarentena começa com consumo e aglomerações na RMVale

Região tem 2.325 casos confirmados de Covid-19 e volta a ter queda no registro de isolamento social

Lojas Cem de Cachoeira Paulista, que contou com fila e dezenas de clientes nesta segunda-feira; região retomou atividades comerciais (Foto: Jéssica Dias)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale 

A retomada de atividades na região tem sido marcada por flagrantes de aglomeração e filas nas regiões comerciais das cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) começam a flexibilização da quarentena na segunda-feira. Os comércios não essenciais retomaram suas atividades, mas com restrições.

A reabertura econômica no estado de São Paulo, foi anunciada na semana passada pelo governador João Doria (PSDB), na qual denominou como “Plano São Paulo”. O governo tucano colocou a nossa região na cor laranja (fase de atenção, com eventuais liberações).

A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos por cada cem mil habitantes. Os indicadores são avaliados junto a dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. O governo não revelou, no entanto, qual é o peso dado para cada indicador na definição das fases por região.

Nesta etapa foram liberados as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios em geral, comércio (incluindo o de rua) e shopping centers, porém, cada munícipio irá decretar a forma que isso irá acontecer.

Mas a abertura já preocupa. No primeiro dia de parte das atividades liberadas, a RMVale apontou para nova queda no índice de isolamento, registrado por meio do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente) do Governo de São Paulo, que avalia os dados de circulação nos municípios com mais de setenta mil habitantes.

Em Lorena, onde o prefeito de Fábio Marcondes (sem partido), determinou horário para cada segmento de mercado, o isolamento na segunda-feira chegou a 47%, mesmo número do estado. A cidade chegou a obter 64% na primeira quinzena de maio.

As atividades seguem com horários diferenciados: das 8h às 17h para imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos; das 09h às 18h para comércios de pequeno porte; das 10h às 19h para lojas de departamento e de eletrodomésticos de médio e grande porte (acima de 300 m²); das 8h às 18h para salões de beleza e barbearias, e das 10h às 22h para shopping center.

O Buriti Shopping Guará só será reaberto quando comunicar formalmente o poder Executivo o horário de funcionamento. A Prefeitura determinou que os estabelecimento de número ímpar funcionaram das 9h às 13 e pares 14h às 18h. Mesmo com a estratégia, o município não passou dos 45% no isolamento.

As atividades religiosas de todos credos foram liberadas com restrições, como a capacidade limitada em 35% de acordo com indicado pelo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Os responsáveis devem aferir a temperatura corporal.

A movimentação registrou ainda isolamento de 49% em Pindamonhangaba, 51% em Cruzeiro, 56% em Ubatuba (que liberou as praias) e 60% em São Sebastião, cidade com melhores números no estado, desde que o Simi passou a ser realizado.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?