Estado investe R$ 75 milhões em internet móvel para alunos e professores

Chips para dispositivos móveis serão entregues para que comunidade escolar tenha acesso aos aplicativos necessários

Estado distribui 750 mil chips e garante internet para alunos e professores (Foto: Reprodução EBC)

Bruna Silva
RMVale 

O Governo do Estado anunciou, nesta semana, a distribuição de 750 mil chips com acesso à internet gratuita para estudantes e professores da rede estadual de ensino. A intenção é que os materiais contribuam com o processo de busca ativa com objetivo de minimizar o abandono e evasão escolar.

O governador João Doria (PSDB) afirmou que este é um passo para a busca da integração dos alunos e professores ao ensino digital durante a pandemia. Conforme programação estadual, serão 250 mil unidades mensais destinadas para professores e servidores, com cinco gigas de internet, além de acesso a ligações e mensagens SMS. Os outros quinhentos mil chips mensais para os alunos terão três gigas de internet e devem ser destinados aos estudantes em situação de vulnerabilidade social. A ação tem orçamento de R$ 75 milhões para investimento em 12 meses.

A previsão é que a distribuição seja realizada em dois meses, entre novembro e dezembro. Para receber é necessário que a família esteja cadastrada no CadÚnico em situação de pobreza ou de extrema pobreza; os alunos que receberão os chips deverão estar matriculados no oitavo ou nono ano do ensino fundamental, assim como em todas as séries do ensino médio.

O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares frisou que a medida auxilia na expansão da informação e ensino para o próximo ano. “Os chips possibilitarão o acesso aos demais aplicativos e sistemas que não utilizam dados patrocinados pelo Centro de Mídias, além de ligações e mensagens de SMS para professores. Será uma importante ferramenta para buscarmos os estudantes que estão fora da escola, neste ano tão atípico da Covid-19”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?