Estado faz balanço positivo sobre flexibilização no interior e destaca testagens

Secretário afirma que maioria das cidades estão adequadas; Doria anuncia aumento da capacidade de testes de Covid-19

Entrevista coletiva com representantes do estado de São Paulo; Doria mantém RMVale em Fase 2 de quarentena (Foto: Reprodução GESP)

Da Redação
Regional

Uma semana após autorizar a flexibilização das atividades econômicas em São Paulo, o Governo do Estado revelou última segunda-feira (7) que a maioria dos municípios do interior estão respeitando as regras de saúde relativas a reabertura gradual do comércio em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19). Dois dias depois, o governador João Doria (PSDB) anunciou como seguirão as quarentenas nas regiões paulistas, com a RMVale se mantendo na Fase 2. Outro anúncio foi a ampliação da capacidade diária de testes de identificação de infectados.

Realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, a entrevista coletiva contou, além de Doria, com as presenças do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e dos secretários estaduais de Saúde, José Henrique Germann, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva e Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Durante sua explanação sobre o enfrentamento da pandemia no interior, Vinholi destacou que um balanço estadual aponta que a grande maioria da população e das prefeituras estão atendendo recomendações de saúde e de retomada gradual das atividades econômicas, estabelecidas pelo “Plano SP” e que vigoram desde o último dia 1.

Dividido em cinco categorias, separadas por cores, o plano determina que o avanço da flexibilização, e a consequente abertura de ramos comerciais, dependerá dos índices de evolução de infectados e de ocupação hospitalar de cada uma das 17 regiões do estado. “Os índices de isolamento social ainda se mantém em níveis significativos na maioria dos municípios do interior. Esta retomada gradual das atividades se deve em grande medida ao aumento da capacidade hospitalar instalada no estado, que hoje é de 7.800 leitos”, ressaltou Vinholi.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (Foto: Reprodução GESP)

Incluída na “Fase Laranja” do “Plano SP”, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) desde o último dia 1 teve reabertas: concessionárias de veículos, escritórios, imobiliárias e shoppings. Além de regras de prevenção, como exigência que os funcionários e clientes estejam de máscaras, os estabelecimentos devem funcionar por apenas quatro horas diárias e permitirem um fluxo simultâneo de pessoas de até 20% de sua capacidade de lotação, definida no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O sistema será mantido até o próximo dia 28, apesar do avanço dos casos nas últimas semanas.

De acordo com o painel virtual estadual de adesão ao isolamento social, a RMVale tem sido palco de queda das taxas, identificadas por meio do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente). Atualmente, a região tem média de 48%.

Mesmo com as duas cidades de melhor índice (São Sebastião com 59% e Ubatuba com 51%), a RMVale tem municípios com queda, como Lorena, com 47% e Guaratinguetá com 43%.

Testagens – Durante a coletiva, Doria revelou que ocorrerá em breve um aumento significativo da capacidade de exames diários de casos de Covid-19 no estado, que deverá saltar de oito mil para trinta mil. Laboratórios privados e empresas ampliaram suas testagens, que agora terão seus resultados fornecidos a um banco de dados público. “A inclusão de testes da iniciativa privada no monitoramento público propiciará uma visão mais abrangente da pandemia e como combatê-la. Massificar a testagem para diagnóstico é uma maneira de controlar a disseminação do vírus em São Paulo e no país”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?