Estado confirma Unidade de Tratamento de Câncer do Litoral para 2021

Obra conta com investimento de R$ 13 milhões; prédio é erguido ao lado do Hospital Regional de Caraguá

Local que deve receber unidade de tratamento oncológico, ao lado do Hospital Regional de Caraguá; atendimentos como radioterapia e quimioterapia (Foto: Reprodução PMA)

Lucas Barbosa
Caraguatatuba

O Governo do Estado revelou na última semana que as obras de construção da Unidade de Tratamento de Câncer do Litoral Norte, que funcionará de forma anexa ao Hospital Regional de Caraguatatuba, serão concluídas até o início de 2021. Orçado em R$ 13 milhões, o aparelho público evitará que os pacientes das cidades litorâneas sejam obrigados a se deslocarem até seiscentos quilômetros para tratarem a doença.

De acordo com a secretaria de Saúde do Estado, a unidade contará com uma equipe médica especializada em oncologia e todos equipamentos necessários para a realização de sessões de radioterapia (radiação contra as células cancerígenas) e de quimioterapia (componentes químicos contra as células cancerígenas).

Além da Caraguatatuba, o funcionamento do aparelho público atende uma antiga reivindicação das prefeituras de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que historicamente são obrigadas a encaminharem os moradores diagnosticados com câncer para unidades estaduais especializadas, localizadas em Barretos, Campinas, Guaratinguetá, Jacareí, Taubaté e São Paulo.

De acordo com a Prefeitura, apesar da referência do município para tratamentos oncológicos ser o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí, alguns pacientes necessitam ser submetidos a exames e procedimentos mais específicos no Hospital de Câncer de Barretos, que fica a quase seiscentos quilômetros da cidade litorânea.

Segundo a secretaria de Saúde de Caraguá, atualmente, 62 moradores são transportados para outros municípios para realizarem as sessões de quimioterapia e radioterapia, sendo que 52 necessitam diariamente do serviço.

Com a construção iniciada no fim de 2018, a Unidade de Tratamento de Câncer do Litoral Norte funcionará de forma anexa ao Hospital Regional de Caraguatatuba, aberto pelo governador João Doria (PSDB) em 30 de março para o atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?