Estado anuncia previsão de retomada das aulas

Doria prevê reabertura de escolas em 8 de setembro; ação depende de redução de infectados

Escola Arnolfo de Azevedo em Lorena; Estado anuncia retomada de aulas presenciais para setembro (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
RMVale

O governador João Doria (PSDB) anunciou no fim da manhã desta quarta-feira (25) que é previsto para 8 de setembro o retorno das aulas presenciais no estado. Válida para as escolas públicas e privadas de todos os níveis de ensino, a medida só entrará em vigor caso ocorra a redução de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) em São Paulo.

Acompanhado do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, Doria revelou o plano de retomada gradual das aulas durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

De acordo com o govenador, o retorno das atividades escolares só ocorrerá se todas as regiões do estado conseguirem se manter, por no mínimo 28 dias, na terceira fase (Amarela) do “Plano SP”. Contendo cinco fases, divididas por cores, o programa de flexibilização das atividades econômica estabelece que as regiões do estado avancem as etapas de acordo com as reduções dos números de moradores infectados pelo Covid-19 e de ocupações de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Atualmente, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) está na segunda fase (Laranja) do “Plano SP”.

Segundo Doria, o plano de retorno das aulas é divido em três etapas, sendo que na primeira será permitido que as instituições de ensino recebam simultaneamente apenas 35% de sua capacidade de alunos, com possibilidade de revezamento de estudantes por dia. Além de garantir que o aluno mantenha uma distância mínima de 1,5 m dos demais nas salas de aula e corredores, as direções dos colégios e faculdades deverão exigir que seus frequentadores e funcionários utilizem máscaras e lavem regularmente as mãos.

Já os intervalos e recreios terão que ocorrer através do revezamento de turmas em horários alternados. As unidades educacionais deverão também organizar os horários de saída e entrada dos estudantes, evitando aglomerações.

Além de competições esportivas ou intelectuais, estão também proibidas: feiras, palestras e seminários.

Caso a pandemia regrida no estado até o fim de setembro, o plano de retomada das aulas presenciais avançará para a segunda fase, que permite que as salas de aula recebam até 70% de sua capacidade de alunos.

Em contrapartida, se alguma região do estado registrar aumento dos números de infectados e de leitos de UTI ocupados, a reabertura das instituições de ensino será suspensa nesta área do estado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?