Estado anuncia entrega do Hospital Regional do Litoral Norte para junho

Construção da unidade de Caraguá tem atraso de oito meses; obra conta com investimento de R$ 188 milhões

O futuro Hospital Regional, em Caraguatatuba, que atenderá demanda do Litoral Norte e Vale do Paraíba (Foto: Reprodução PMC)
O futuro Hospital Regional, em Caraguatatuba, que atenderá demanda do Litoral Norte e Vale do Paraíba (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
Caraguatatuba

O Governo do Estado revelou na última semana que o Hospital Regional do Litoral Norte será inaugurado até o fim de junho, em Caraguatatuba. Apontada como peça-chave para aperfeiçoar os atendimentos médicos na região, a unidade deveria ter sido entregue no primeiro semestre do ano passado.

Iniciada em 25 de julho de 2016, a construção do Hospital Regional do Litoral Norte conta com um investimento estadual de R$ 188 milhões. Em contrapartida, a Prefeitura de Caraguatatuba cedeu uma área de pouco mais de 20 mil m², no bairro Pontal Santa Marina, para a implantação da unidade.

Anunciada pela gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), a obra tinha seu prazo de conclusão estipulado para o fim de junho de 2018, mas de acordo com o Estado, a edificação atrasou devido à demora na liberação de licenças ambientais. O entrave resultou no adiamento da conclusão do aterramento da área, procedimento que busca impedir inundações no local e também evitar acidentes devido a proximidade com um gasoduto da Petrobras.

Em nota oficial à imprensa regional no último dia 8, a atual gestão estadual, comandada pelo governador João Doria (PSDB), revelou a nova expectativa de entrega da unidade, que contará com 220 leitos e nove salas de cirurgia.
Com 7 mil m² de área construída e seis pavimentos, o hospital será referência regional em atendimentos de urgência e emergência, cirurgias eletivas (agendadas) e internações. As especialidades abrangidas serão clínica médica, neurologia, traumatologia, ortopedia e UTI – Adulto (Unidade de Tratamento Intensivo).

Atualmente, os pacientes do Litoral Norte têm como referências hospitais regionais localizados em Taubaté e São José dos Campos. A expectativa do Estado é que o funcionamento da nova unidade contribua para “desafogar” a demanda de atendimento.

Exames – Em nota oficial, o Governo do Estado anunciou na última semana que a primeira fase do “Corujão da Saúde” no Vale do Paraíba será realizada no próximo dia 25 no Hospital Regional de Taubaté. A ação, que também será realizada em Campinas e na Grande São Paulo, busca zerar a fila de exames.

Segundo o secretário da Saúde, José Henrique Germann, serão realizados 31.478 exames, sendo de endoscopia 3.904, mamografias 2.586 e ultrassons 24.988. “Estamos fazendo um grande esforço para agilizar a realização dos exames de imagem mais solicitados na rede pública, eliminando a demanda reprimida e assegurando o tratamento dos pacientes. Já estamos estudando as próximas etapas e regiões onde o ‘Corujão’ estará presente, abrangendo todo o estado”, explicou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?