Elektro alerta sobre casos de desvio de energia elétrica em Ubatuba

Concessionária aposta em vistorias e sensores para conter furtos; quatrocentos imóveis são fiscalizados

Funcionário da Elektro, durante serviços de manutenção; Ubatuba registra fraudes de energia (Foto: Divulgação)

Da Redação
Ubatuba

Após intensificar as fiscalizações contra ligações clandestinas de energia elétrica no estado, a concessionária Elektro divulgou um levantamento na última terça-feira (3) que revelou que foram flagradas irregularidades em 33% dos imóveis vistoriados em Ubatuba. O trabalho de vistoria evitou o desvio anual de energia suficiente para abastecer, por um mês, quase sete mil moradias na cidade litorânea.

De acordo com a gerência da Elektro, entre janeiro e setembro foram fiscalizados cerca de 45 mil imóveis distribuídos pelas 223 cidades paulistas atendidas pela concessionária. A iniciativa identificou aproximadamente dez mil irregularidades, sendo as mais comuns: furto de energia da rede de distribuição e desvio do sistema de outras moradias, práticas realizadas através de ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”.

Em Ubatuba, as vistorias ocorreram em quatrocentos imóveis, entre casas e estabelecimentos comerciais, distribuídos pelos bairros Centro, Itaguá e Perequê-Açu. Ao todo, foram implantados 135 medidores de energia, já que os endereços eram abastecidos através de ligações clandestinas.

Segundo a Elektro, a medida garantirá que não seja desviada do sistema de distribuição de energia cerca de 1.340 MWH (megawatt-hora), que representam uma quantidade suficiente para abastecer, por um mês, 6.700 imóveis de Ubatuba.

Tentando prevenir e combater desvios de energia, a terceirizada ao longo do ano implantou sensores e medidores inteligentes, capazes de apontarem as regiões com maior incidência de irregularidades.

De acordo com a concessionária, novas etapas de fiscalização ocorrerão até o fim de 2020 em outros bairros de Ubatuba.

Denúncia – A Elektro solicitou ainda o apoio da população para localizar proprietários de imóveis que estejam furtando energia elétrica da rede ou de outras moradias.

Além de choques, a empresa ressaltou que as instalações clandestinas podem ocasionar curtos elétricos e consequentemente incêndios.

Os moradores que tiverem informações sobre irregularidades em Ubatuba podem denunciar os casos à concessionária através do contato: 0800-70101 02.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?