Doria reforça contingente da PM durante o verão no Litoral

Cidades recebem mais de seiscentos policiais, que planejam fiscalizações contra avanço da Covid-19

Policiais militares que devem reforçar a segurança e a fiscalização de Ilhabela; cidades do Litoral temem por chegada de turistas neste verão (Foto: Divulgação PMI)

Lucas Barbosa
RMVale 

Atendendo ao pedido dos prefeitos do Litoral Norte, o Estado enviou à região na última segunda-feira (21) um reforço de 627 policiais militares, que atuarão durante a temporada turística de verão. Além de tentar inibir crimes violentos, o contingente fiscalizará as normas de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). A região está em alerta após a determinação de fase vermelha para seis dos próximos 12 dias.

Divididos em quatro equipes, os PM´s foram recebidos por representantes das prefeituras de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba no início da manhã da última segunda-feira. Os agentes de segurança permanecerão nas cidades praianas até o fim do verão, em 17 de fevereiro de 2021.

Escolhida pelo governador João Doria (PSDB), para receber o maior reforço, Caraguá alojou os 220 policiais em uma propriedade rural no bairro Rio do Ouro, que conta também com a estrutura adequada para manter os cavalos do Regimento de Cavalaria 9 de Julho.

Contemplada com apoio de 170 PM´s, Ubatuba recebeu também a equipe responsável pelo Helicóptero Águia da Polícia Militar, que terá como base o aeroporto municipal Gastão Madeira, localizado na rua Guarani no Centro.

Já em São Sebastião, os 159 policiais foram recepcionados no Paço Municipal pela equipe do prefeito Felipe Augusto (PSDB). Segundo o Executivo, está prevista a chegada de vinte bombeiros e outros vinte policiais estaduais rodoviários até o fim desta semana no município.

Em Ilhabela, os 78 homens que atuarão no arquipélago foram recebidos no salão de eventos da Prefeitura pelo secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Edvaldo Anízio. Já que possuí um contingente fixo de trinta agentes na cidade, a corporação contará ao todo com 108 profissionais durante a “Operação Verão”.

A vinda do reforço ocorreu cinco dias após a realização de uma reunião, através da internet, entre o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e os prefeitos eleitos de Caraguá e Ubatuba, Aguilar Junior (MDB) e Flávia Pascoal (PL), e da atual de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha (PSD), derrotada na eleição por Antônio Colucci (PL).

Na ocasião, os prefeitos solicitaram à Doria, uma ampliação no contingente da PM durante o verão, já que os Municípios enfrentam dificuldades em promoverem ações de fiscalização às regras de prevenção a Covid-19 em meio à temporada turística, período em que a população flutuante chega a superar em até seis vezes o número de moradores da região.

Desta maneira, os policiais apoiarão as ações de vistoria da Vigilância Sanitária e das secretarias de Saúde em vistorias em estabelecimentos comerciais, pontos turísticos e vias das cidades litorâneas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?