Defesa Civil estadual treina equipes da região para combate às queimadas

Incêndios em campo aberto já superam dados de 2015; equipes foram treinadas para atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros

Da Redação
Região

O período de estiagem, compreendido entre os meses de maio a outubro, traz consigo não só a baixa umidade relativa do ar, mas o aumento das queimadas ocasionando vários prejuízos ao meio ambiente, à saúde e até mesmo financeiro.
Nas últimas terça e quarta-feiras, a coordenação da Defesa Civil da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) esteve em Lorena para uma Oficina Preparatória para a Opoe (Operação Estiagem) deste ano. Os agentes de Proteção e Defesa Civil das 39 cidades da região foram convidados, sendo que 26 representantes compareceram.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Raphael Britto, o treinamento acontece em todo o Estado. “Esse treinamento capacitou os profissionais para atuar em ocorrências de incêndio e cobertura vegetal. Os municípios já têm ou deveriam ter as equipes de Defesa Civil e o que acontece aqui é uma parceria, inclusive, os municípios que cumprirem alguns requisitos, a Defesa Civil ela fornece kits para os integrantes combaterem o fogo em cobertura vegetal”.
Os kits contém EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e de combate ao incêndio como botas, luvas, abafadores e bomba costal para carregar água. O material deve ser utilizado no apoio ao Corpo de Bombeiros.
O comandante explicou o porquê de Lorena ter sido a cidade escolhida para sediar a oficina. “O município tem se destacado na atividade de defesa civil, inclusive, recentemente, foi lançado o projeto ‘Lorena Resiliente’, então, é uma cidade que dá bastante atenção para essa área. O prefeito bastante sensível. O secretário de Segurança, Capitão Elton, bastante sensível. De pronto, aceitaram a solicitação da Defesa Civil do Estado para sediarem o evento”.
A programação contou com atividades teóricas e práticas, incluindo métodos de extinção, técnicas e táticas de combate a incêndios, riscos relacionados e regras de segurança no combate a incêndios em coberturas vegetais.
Queimadas – O portal de monitoramento de Queimadas e Incêndios do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que de janeiro ao dia cinco de maio foram 717 focos de queimada no Estado de São Paulo, o maior número registrado nos últimos sete anos. Se comparado a 2015, houve um aumento 112%.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?