Criado por Doria, Deic tem previsão de reforço no efetivo somente para 2020

Decreto muda estrutura do trabalho na região de Pinda, com ação de outros departamentos da Polícia Civil

Deic deve reforçar Polícia Civil da região no próximo ano; há previsão de 1.772 contratações (Foto: Arquivo Atos)
Deic deve reforçar Polícia Civil da região no próximo ano; há previsão de concurso público com 2.750 vagas (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Região

O Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da Regional de Taubaté, criado por decreto pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), receberá policiais somente em 2020. Até lá, o novo órgão segue repleto de dúvidas e incertezas na região, considerada a mais violenta do Interior.

A Delegacia Seccional de Taubaté, unidade responsável pela sub-região 2, que conta com cidades como Taubaté, Pindamonhangaba e Campos do Jordão, opera atualmente com clarões no efetivo e ao menos dez unidades sem delegado fixo, incluindo plantões e delegacias em cidades.

Durante sua campanha eleitoral, Doria prometeu instalar duas unidades do Deic na região, que funcionassem como Delegacia Especializada em Investigações Criminais. A segunda unidade deve ser implantada em São José dos Campos, até 2022.

O decreto assinado na última semana prevê que o Deic de Taubaté, que integra funcionários com a estrutura operacional, incorpore a Dise (Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Entorpecentes), a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), o setor de homicídios, a equipe de crimes contra o patrimônio e o GOE (Grupo de Operações Especiais). A unidade terá ainda o Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro).

O delegado seccional de Taubaté, José Antônio Paiva, destacou que em sessenta dias a secretaria de Segurança Pública do Estado passará as instruções sobre as mudanças e revelou que a equipe possui uma noção da situação, mas não sabem ao certo como vai funcionar. Ainda segundo Paiva, não há informações exatas de quais serão as regiões atendidas, já que outros detalhes da estrutura serão revelados até o final de 2019.

A previsão é que a nova delegacia entre em operação no primeiro trimestre de 2020, quando receberão o reforço no efetivo.

O Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) informou que possui previsão de concursos para contratação de 2.750 policiais civis, com 1.100 já convocados para a análise de documentos e exames médicos. O concurso terá vagas abertas para todo o estado.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?