Construção do Museu da Vida Marinha avança em Ubatuba

Unidade busca angariar recursos para ações de conservação ambiental; atrativo é gerido pelo Aquário

Museu da Vida Marinha no interior do Aquário de Ubatuba; local entrou em etapa final das obras (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba
A direção do Aquário de Ubatuba anunciou na última segunda-feira (15) que a obra de construção da sede do Museu da Vida Marinha entrou em sua etapa final. Além de ser mais um atrativo turístico da cidade litorânea, a implantação da unidade busca aumentar a arrecadação de recursos que são destinados aos projetos de conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.
Durante entrevista à mídia regional, o arquiteto e urbanista responsável pela edificação do Museu da Vida Marinha, Luiz Adolfo Bernardino, revelou que desde a última semana sua equipe atua na última fase da obra, que consiste na instalação do sistema elétrico do prédio, colocação de vidros no auditório e na loja temática e retoques das passarelas e corrimões, produzidos a partir de madeira de eucalipto reflorestado.

Até o fim do ano passado, o Museu da Vida Marinha funcionava no interior do Aquário de Ubatuba, no bairro Itaguá.

Cedido pela Prefeitura, o terreno que abrigará a sede do centro de exposição é localizado no bairro Perequê-Açu, ao lado da base do Instituto Argonauta, entidade sem fins lucrativos e também fundada pelo Aquário de Ubatuba.

O Argonauta atua desde 1998 no desenvolvimento de ações de conscientização ambiental e de projetos de conservação e pesquisa relacionados à preservação dos ambientes costeiros e marinhos. Os recursos angariados pelo Museu da Vida Marinha custearão parte das ações do Argonauta.

De acordo com Bernardino, o novo prédio garantirá exposições mais amplas e um aumento considerável da capacidade de recepção de visitantes.

Com exposições de materiais, espécies de animais e painéis interativos, o museu é destinado a contar a história da vida marinha desde o período jurássico, que corresponde de 199 milhões a 154 milhões de anos atrás. A unidade trará também uma maior abordagem sobre a origem da vida da Terra, sua evolução e as ameaças que a natureza enfrenta atualmente, buscando levar o visitante a refletir sobre a necessidade da preservação da natureza.

A expectativa da coordenação do Aquário de Ubatuba é que a construção do Museu da Vida Marinha seja concluída até o fim de agosto. Já o início do funcionamento do atrativo turístico segue sem previsão devido à pandemia do novo coronavírus.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?