Comércio de sementes de Silveiras fica entre as quarenta maiores do Estado

Obra de recuperação é orçada em R$ 250 mil; serviço deve ocorrer em 2019

Funcionários trabalham em ação que conta com apoio do Estado (Foto: Divulgação)
Funcionários trabalham em ação que conta com apoio do Estado (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Silveiras

Um ranking divulgado na última semana pela secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo apontou que a Casa da Agricultura de Silveiras ficou entre as quarenta do Estado que mais venderam sementes na safra 2017/2018. Para o órgão, o apoio da Prefeitura foi essencial para a venda recorde, que chegou a 1.350 quilos, já que desde o início do segundo semestre de 2017 o Município disponibiliza tratores e outros maquinários para os produtores rurais.

Criada pela secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a Casa da Agricultura conta com 594 unidades espalhadas pelo estado. Com apoio técnico aos produtores rurais, o órgão auxilia e proporciona ações práticas de desenvolvimento do agronegócio.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Silveiras, Marcio Aurélio Fontes, foi a primeira vez que a unidade ficou tão bem colocada no ranking, sendo com Paraibuna, as únicas cidades do Vale do Paraíba presentes no levantamento. “Vendemos 1.200 quilos de sementes de milho e 150 quilos de feijão. Para se ter ideia, com esta quantia é possível plantar 65 hectares. É importante ressaltar que cerca de metade destas sementes foram vendidas para os produtores de Silveiras”.

O engenheiro agrônomo destacou ainda que o apoio dado pela Prefeitura, desde o início do segundo semestre do ano passado, foi fundamental para que ocorresse o aumento das vendas de sementes. “Já que o Executivo passou a disponibilizar o maquinário aos produtores, eles começaram a registrar uma maior produtividade, consequentemente aumentando a necessidade pela compra de mais sementes. A expectativa é que a comercialização do produto cresça em 2018, já que a Prefeitura tentará reservar um trator para ajudar os produtores do Bairro dos Macacos”.

Em nota oficial, a Prefeitura ressaltou que fornece trator, arado, grade e roçadeira aos produtores rurais do município com objetivo de “fortalecer o desenvolvimento da agricultura, ajudando os pequenos e médios agricultores que não têm condições financeiras para contratar um trator, desta maneira contribuindo para o desenvolvimento da produção da agricultura familiar”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?