Com contaminações desaceleradas, RMVale registra 37,4 mil casos do novo coronavírus

Prefeito de Guará segue hospitalizado para tratamento da doença; Pinda continua com testagem de pacientes assintomáticos

Leito do Cisa, em Cruzeiro; cidades tentam ampliar estrutura para combater o novo coronavírus (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Bruna Silva
RMVale

Os casos de Covid-19 na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) continuam em elevação, mas com ritmo reduzido. Na última quarta-feira (9), a região atingiu a marca de 37.498 contaminações da doença, que já fez 1.098 vítimas fatais desde março.

Apesar do aumento sequencial no número de mortes, a região mantém estabilização no crescimento de casos confirmados, com três semanas de desaceleração nas contaminações.

Levando em conta a última semana, foram 2.656 novos diagnósticos positivos contra 3.219 confirmações na semana anterior. O número de mortes também teve menor ritmo, caindo de 78 para 70.

Segundo o levantamento feito com dados das secretarias de Saúde dos municípios, 24.215 pessoas em toda a região conseguiram vencer o vírus. As cidades com maior índice de incidência do vírus são:

São José dos Campos (14.535), Taubaté (4.121), Jacareí (2.240), Pindamonhangaba (1.883), Caraguatatuba (1.810), São Sebastião (1.390), Guaratinguetá (1553), Ilhabela (1514), Ubatuba (1.159) e Lorena (950).

A região de Guará, a sub-região 3 da RMVale, é a que registrou o maior índice de elevação dos casos, com 10,4% na última semana. Ainda no Vale do Paraíba, as sub-regiões de Taubaté e São José dos Campos registraram 8% cada. Já a região formada por municípios que circundam Cruzeiro, é a que tem maior índice de mortes em crescimento, com 19,4% nos últimos sete dias.

As cidades tentam ampliar a estrutura de combate ao novo coronavírus. Pindamonhangaba segue com a testagem de pacientes assintomáticos para analisar a situação da proliferação do vírus no município, cerca de dois mil testes são feitos por cada lote liberado. Devido à grande procura da população, os agendamentos estão temporariamente suspensos. A previsão é que uma nova remessa de exames possa ser disponibilizada em breve.

Sob tratamento – Em Guará, o prefeito Marcus Soliva (PSC) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa devido às complicações causadas pelo novo coronavírus. De acordo com os médicos que acompanham o caso, o quadro é considerado estável. No boletim anterior foi informado que Soliva estava utilizando cateter nasal para suplementação de oxigênio.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?