Com baixa adesão pela região, campanha Ubatuba alerta para os riscos da hepatite

Estimativa aponta que 15% dos brasileiros são portadores do vírus; Ubatuba adere ação pelo segundo ano

Vacinação durante a campanha tenta combater o contágio da hepatite em Ubatuba; baixa adesão (Foto: Divulgação PMU)
Vacinação durante a campanha tenta combater o contágio da hepatite em Ubatuba; baixa adesão (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Registrando resultados alarmantes de contaminação nos últimos anos pelo Brasil, as hepatites B e C são alvos de campanhas de prevenção em apenas cinco municípios da RMVLN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), em julho. Com a expectativa de afastar seus moradores da doença, Ubatuba intensificou na última semana sua campanha de vacinação e de ações de conscientização.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados em 2017 mais de quarenta mil casos de hepatite no Brasil. O levantamento, que é o mais recente divulgado pelo Governo Federal, revelou que mais que dobrou o número de homens de 20 a 39 anos diagnosticados com a doença em comparação ao ano anterior. O estudo apontou que entre 1999 e 2017, quase 719 mil brasileiros foram infectados pelos principais tipos de vírus, o B e C.

Causada por até cinco tipos de vírus, a hepatite resulta na inflamação do fígado, podendo levar o paciente a desenvolver cirrose ou câncer.

Além de relações sexuais sem preservativos, o vírus pode ser transmitido através do contato com sangue contaminado (desde resquícios em alicates de unha até transfusões). A enfermidade pode também ser disseminada de mãe para filho no parto.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 15% dos brasileiros já foram contaminados e 1% são portadores crônicos da doença.

Buscando conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento contra as hepatites B e C, o Governo Federal instituiu no início de 2018 a campanha “Julho Amarelo”.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Ubatuba aderiu à campanha.

De acordo com a secretaria de Saúde, desde a última segunda-feira a programação especial passa por diferentes pontos do município.

Além de vacinas contra o vírus da hepatite, são oferecidos testes rápidos para detecção da doença no Ambulatório de Infectologia, no Centro. Os serviços atenderão os moradores até o próximo dia 30, das 8h30 às 16h.

No próximo dia 27, os servidores da Saúde percorrerão os principais pontos do bairro Perequê-Açu para a distribuição de panfletos de orientação, testagem rápida e encaminhamento para tratamento. No próximo dia 31, a “ação de rua” também será realizada no Calçadão do Centro.

As famílias da cidade litorânea podem também realizar o teste e se vacinarem nas unidades de saúde dos bairros Almada, Camburi, Estufa 1 e 2, Marafunda, Fazenda da Caixa, Ipiranguinha, Lagoinha, Itaguá, Taquaral, Jardim Carolina, Perequê-Mirim, Rio Escuro, Sertão do Ubatumirim Sesmaria, Sumaré, Maranduba, Horto, Picinguaba, Saco da Ribeira, Praia Dura e Sertão da Quina. “É importante destacar que as vacinas e o testes são oferecidos por estas unidades durante todo o ano, mas devido ao “Julho Amarelo” estamos ampliando os horários de atendimento a este público e intensificando as ações de conscientização e de imunização pelas ruas. Apesar de não ter crescido o número de casos de hepatite na cidade, é importante fazermos tudo que está ao nosso alcance para evitar que este cenário mude”, explicou a chefe de seção de Vigilância Epidemiológica, Elisabete Cabral.

Além de Ubatuba, na região a programação especial do “Julho Amarelo” foi aderida pelas cidades de Igaratá, Ilhabela, São José dos Campos e Taubaté.

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?