Com apoio federal, Silveiras avança em inclusão digital

Município se prepara para receber doação de computadores; Prefeitura entrega uniformes escolares

O prefeito de Silveiras Guilherme Carvalho e o ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes durante assinatura de convênio (Foto: Divulgação PMS)
O prefeito de Silveiras Guilherme Carvalho e o ministro Marcos Pontes durante assinatura de convênio (Foto: Divulgação PMS)

Da Redação
Silveiras

Em busca de avanços para o setor educacional de Silveiras, o prefeito Guilherme Carvalho (PSDB) celebrou na última semana um convênio com o Governo Federal para garantir a doação de computadores ao município. Além desta melhoria, o Executivo concluiu também a entrega de uniformes escolares aos quase 850 alunos da rede municipal de ensino.

Contando com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, prefeitos da região participaram no último dia 25 da reunião do Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba) em Taubaté.

Na ocasião, o representante do Governo Federal firmou acordos de cooperação técnica com algumas cidades. Uma das escolhidas por Pontes, Silveiras foi contemplada com sua inserção no programa ‘Computadores para Inclusão’.

Criada em 2004, a iniciativa federal consiste em captar doações de equipamentos de informática que não são mais utilizados por empresas privadas ou órgãos públicos, realizar os reparos necessários e na sequência disponibiliza-los para que prefeituras ofereçam cursos profissionalizantes e de inclusão digital aos moradores de baixa renda.

Apesar de não ter sido informada pelo Governo Federal ainda sobre o número de computadores que Silveiras será contemplada, Carvalho comemorou a celebração do convênio. “Esta ação visa oferecer formação profissionalizante aos jovens em situação de vulnerabilidade social, através de cursos e oficinas. Certamente estes computadores ajudarão a viabilizar a capacitação de um grande número de moradores, que ficarão ainda mais preparados para conseguirem uma boa colocação no mercado de trabalho”.

Já no último dia 30, a Prefeitura concluiu a última etapa de entrega dos uniformes escolares aos estudantes do ensino fundamental e médio. A medida contou com um investimento municipal de mais de R$ 15 mil.

Este foi o segundo ano consecutivo, que a atual gestão entrega os trajes aos alunos.

A distribuição das vestimentas era uma antiga reinvindicação das famílias de Silveiras, já que o antigo governo, comandado pelo atual prefeito de Cachoeira Paulista, Edson Mota (PR), disponibilizou pela última vez os uniformes em 2014. “Além de mais organização dentro das escolas, os uniformes contribuirão para que famílias de baixa renda não precisem mais comprar roupas para os filhos frequentarem as aulas. A retomada desta distribuição e diversas outras melhorias no setor educacional, demonstram que Silveiras está novamente no caminho certo”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?