Com 395 suspeitos de Covid-19, RMVale tem dados alavancados em Pinda, Ubatuba e Guará

Terra de Frei Galvão chega a 21 pacientes à espera de resultados; doença tem três confirmações e se alastra pelas cidades da região

O PS de Pinda; cidade segue em alerta para alto número de casos suspeitos proporcionalmente comparada as cidades vizinhas (Foto: Bruna Silva)

Leandro Oliveira
RMVale

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) continua com o aumento no número de casos de Covid-19. São 395 registros suspeitos. Com mais habitantes, Taubaté (84 suspeitos) e São José (50) são destaques no índice regional da doença. As duas cidades também registraram as três confirmações na região (2 e 1, respectivamente). Pindamonhangaba com 38 e Ubatuba com 31 pacientes aguardando exames também chamam atenção nos primeiros dias de contágio. Até o fechamento desta edição, nenhuma morte havia sido registrada.

Com 21 casos suspeitos de coronavírus, Guaratinguetá emitiu o último balancete sobre o Covid-19. Do total dos casos suspeitos em Guará, apenas uma paciente está internada no Hospital Frei Galvão, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em isolamento. As demais 21 pessoas que estão como casos suspeitos, permanecem em quarentena domiciliar e sob os cuidados da secretaria municipal de Saúde. Outras 26 pessoas estão sendo monitoradas, mas não estão na lista de casos suspeitos.

“A análise de casos suspeitos em Guaratinguetá ainda é a mesma, pois não temos transmissão comunitária. São apenas transmissões através de contatos com os suspeitos”, contou a secretária de Saúde, Maristela Macedo. “Não mudou o critério. O que muda são as medidas sanitárias a serem tomadas. Nos reunimos duas vezes com o Ministério Público e com o prefeito, estão saindo novos decretos e nós pedimos colaboração de todo mundo”.

De acordo com a secretária, os casos suspeitos onde os pacientes estão em quarentena domiciliar, não estão concentrados em um mesmo bairro ou região. “Estão espalhados pela cidade”, revelou. O setor de saúde não divulgou quais os bairros onde os pacientes residem.

Com 15 casos suspeitos, Lorena mantém o índice há três dias. O município aguarda o repasse de R$ 3,5 milhões de dívida do Estado com o Município (leia texto na página 3).

Caraguatatuba tem 12 casos suspeitos e Cruzeiro 4, enquanto Cunha e Cachoeira Paulista 2 cada. A última cancelou, nesta sexta-feira, as atividades das feiras livres por tempo indeterminado.

Outras cidades com um registro cada são Piquete, Piracaia, Silveiras, Potim e Aparecida. “Temos um caso, de uma pessoa que foi atendida em Potim, com sinais sintomas e com histórico epidemiológico de contato com uma pessoa que também apresentou sintomas. A paciente foi orientada sobre cuidados e as restrições, isolamento domiciliar”, revelou a secretária Ana Caroline Sbrana.

Outros dois casos deram entrada no Pronto Atendimento de Aparecida como suspeitas de coronavírus. Porém, tanto a senhora de 60 anos como a jovem de 17, que apresentaram sintomas de gripe, foram descartadas da lista de suspeitas, de acordo com o quadro clínico e pelo estudo epidemiológico. “Elas continuam sendo monitoradas, mas não há sinais e, por isso, não houve notificação”, concluiu a secretária.

Potim também contabilizou um caso suspeito nesta semana. O município avalia as condições do paciente e deve colher exames neste fim de semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?