Codivap tem nova diretoria executiva e prevê maior eficiência com sub-regiões

Primeira reunião do ano é marcada por criação de três cargos e divisão de regiões e representantes; Saúde é um dos temas prioritários do Consórcio

O prefeito de Ubatuba Délcio Sato que deixou o comando do Codivap; nova gestão cria mais cargos (Foto: Reprodução Codivap)

Rafaela Lourenço
Região

Após dois mandatos do prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), o Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira) tem uma nova diretoria. À frente do grupo composto por 44 municípios, o presidente eleito, Izaías Santana assume com novos cargos, divisão por sub-regiões e respectivas lideranças.

A primeira reunião de 2020, realizada na sede da Associação em Taubaté, na última sexta-feira, foi presidida por Sato, que se despediu do cargo para o prefeito de Jacareí, Izaías Santana (PSDB) coordenar as ações do grupo. Além de agradecer o apoio dos prefeitos, o agora ex-presidente apresentou um balanço dos trabalhos realizados durante as suas gestões.

Para compor a nova diretoria foram eleitos por aclamação, ao lado do presidente Santana, como primeira vice-presidente a prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Bilard (PSDB) e segundo vice-presidente, o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB).

Como primeiro ato da presidência, Santana apresentou para os prefeitos o projeto de ampliação estatutária dos membros da diretoria executiva, dividindo-a em sub-regiões e criando mais três representatividades. A proposta foi aprovada e a associação passou a contar com seis sub-regiões: Vale Histórico com o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (SD); Litoral Norte com a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha (PSDB); região de Guaratinguetá com o prefeito Marcus Soliva; região de São José dos Campos com prefeito de Jacareí, Izaías Santana, Taubaté com a prefeita de São Luiz do Paraitinga Ana Lucia Bilard e região Mogiana com o prefeito de Mogi das Cruzes Marcus Melo (PSDB). “Seis membros na diretoria para que a gente dê mais legitimidade e consiga estar presente em cada sub-região com maior eficiência”, frisou Santana.

Segundo o presidente, as prioridades de discussão seguem três aspectos mais importantes, o de relacionamento com os governos federal e estadual e as questões internas de cada cidade. No âmbito federal, os desafios serão de acompanhar as discussões a respeito do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), crucial para as finanças e a qualidade do ensino nos municípios e o financiamento da atenção básica.

Sobre o governo do Estado, Santana lembrou a necessidade de maior repasse para o Vale Histórico. “É a região mais desguarnecida de equipamentos públicos e temos que cobrar com mais insistência e veemência”, destacou o presidente do Codivap. “Vamos dar continuidade a essa gestão, principalmente agora com o Sato que avançou bastante em relação a esses temas, e tenho certeza que produziremos melhores resultados com a nova diretoria agora ampliada”.

O ex-presidente Sato destacou o suporte dado aos municípios associados através de cursos para os funcionários das prefeituras, estudos para incrementar as receitas e a interlocução com os governos federal e estadual.

Em ano eleitoral, o Consórcio ainda não tem o próximo encontro definido. Segundo Santana, a diretoria está tentando uma agenda com secretários de Estado e com os principais da região, como o de Saúde e Segurança.

Apesar de garantir agilidade nos trabalhos, o presidente prevê a necessidade de enxugar a agenda das cidades. “Não podemos parar ou diminuir o ritmo porque se relaxarmos um pouquinho em relação as ações do Codivap, os nossos prefeitos de 2021 encontrarão processos que terão que recuperar caminho. Também precisamos reduzir um pouco a agenda específica porque os prefeitos têm bastante atividade neste ano”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?