Cidades da região têm mais de seiscentos casos do novo coronavírus

Mais de cinquenta contaminações foram registradas somente nesta semana; Lorena, Pinda e Guará tem novas confirmações na quarta-feira

Movimento em praça no Centro de Pinda; cidade foi uma das que registraram novas contaminações (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
RMVale 

De acordo com um levantamento feito com dados divulgados, nesta quarta-feira (20), por 14 secretarias de Saúde das cidades da RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), até o momento são 612 contaminações confirmadas através de pacientes sintomáticos. A preocupação está voltada para o Litoral que soma 465 infecções pela Covid-19.

O município com números mais alarmantes é São Sebastião que tem 308 pessoas contaminadas, somente no início dessa semana foram 21 novas identificações. Caraguatatuba também vê índices graves com 114 pessoas infectadas, mais da metade dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que a cidade dispõe estão ocupados. Ainda nesta terça-feira, mais um óbito foi confirmado, totalizando cinco mortes pela doença. A vítima era um paciente de 74 anos, morador do bairro Indaiá e tinha doenças pré-existentes, ele foi internado no último dia 8.

O governador do Estado, João Doria (PSDB), que vê o crescimento da doença no interior e litoral, declarou que “é hora de compreendermos a gravidade das circunstâncias que o Brasil e São Paulo estão enfrentando na pior fase do coronavírus desde a sua chegada. É preciso que tenhamos todos consciência desta gravidade para evitar que mais brasileiros percam as suas vidas”.

Pindamonhangaba (37), Guaratinguetá (35) e Lorena (39) somam juntas 111 contaminações, além de sete óbitos. A última confirmação de morte, em Pinda, foi uma senhora, de 73 anos, que estava em tratamento de saúde na capital, local em que teria contraído à doença. Lorena registrou mais três casos nesta quarta-feira e segue em ascendência de registros. Já Guará destacou em seu boletim diário mais dois casos.

As administrações locais tem reforçado o cumprimento de medidas de contenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social. Potim e Roseira somam em conjunto seis casos confirmado. Aparecida divulgou a descoberta de mais três pessoas contaminadas, totalizando seis doentes; de acordo com a secretaria de Saúde o quadro deles não é grave, por isso não foram hospitalizados.

Cerca de 180 exames permanecem em análise para a confirmação da doença em cidades da região como Lorena, Guará, Ubatuba, Pinda, Roseira e Caraguá.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?