Cidades da região seguem com a primeira fase de vacinação contra gripe

Estruturas e cronogramas tentam atender público em meio à crise na saúde

Atendimento da equipe epidemiológica em Aparecida, durante campanha de vacinação contra gripe (Foto: Marcelo A dos Santos)

Jéssica Dias
RMVale

O cronograma da Campanha de Vacinação contra a gripe segue com a primeira etapa exclusiva para idosos e profissionais de saúde em toda a região. Após a reposição das doses na semana passada, as cidades buscam imunizar o máximo de moradores.

Em Cruzeiro, a Prefeitura montou quatro postos de vacinação: um no pátio da escola do Batedor, escola municipal Professor Joaquim Rebouças, escola municipal Arnolfo Azevedo e Drive Thru em frente à Praça 9 de Julho, além da creche Municipal Toca do Leãozinho. Desde o início da campanha, a cidade já imunizou 7.450 moradores, com 850 somente na última segunda-feira. A Prefeitura tem divulgado em suas redes sociais os horários de vacinação em cada local.

Já em Lorena, após a secretaria de Estado de Saúde estabelecer a inclusão das forças de salvamento e segurança ao público-alvo, o grupo, que antes pertencia ao público da segunda fase, passa a dividir a prioridade com profissionais de saúde e idosos. Os profissionais podem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para receber a imunização. As vacinações estão sendo feitas nas UBS’s da Vila Nunes, Cecap, Industrial e Bairro da Cruz.

A vacinação de rotina dessas unidades está sendo centralizado no Ambulatório de Especialidades 2, na Rua Tupi, nº 350, Vila Hepacaré. Nas demais unidades de saúde, a vacinação de rotina será realizada normalmente. As unidades funcionarão no horário de 7h30 as 16h30, de segunda a sexta-feira.

Além de idosos, profissionais de saúde e acamados, a campanha vai imunizar policiais militares, bombeiros e guardas municipais em Pindamonhangaba. A cidade recebeu mais 4,5 mil doses de vacina contra gripe. Os locais de vacinação são: Ciaf (Centro Integrado de Assistência à Família) no Centro, Cisas (Moreira César), Escola Municipal Elias Bargis Mathias (Araretama), Escola Municipal João Kolenda (Bem Viver), Escola Municipal Serafim Ferreira (Terra dos Ipês), Escola Municipal Arthur de Andrade (Cidade Nova), Escola Municipal João Cesário (Feital), e cinco unidades de saúde da área rural (Cruz Grande, Bonsucesso, Jardim Regina, Campinas e Goiabal).

Em todos esses 12 locais, a imunização será realizada das 8h às 16h. Além deles, haverá drive-thru no Parque da Cidade que fará vacinação somente às segundas-feiras, a partir das 9h.

Com a chegada de mais duas mil doses de vacina contra a Gripe Influenza nesta semana, as 28 equipes de Estratégia de Saúde da Família de Ubatuba recomeçaram o trabalho de imunização “casa a casa” da população de idosos com 60 anos ou mais. São cerca de sete mil pessoas para serem vacinadas até o final da campanha, em 22 de maio.

As equipes de saúde contam com o apoio de uma equipe volante, composta por uma enfermeira, dois técnicos e dois anotadores que se juntam à equipe local. O trabalho é feito por sequências de ruas, chamadas microáreas, para não perder ninguém no caminho, começando pelas áreas mais afastadas do entorno ao posto de saúde.

Segundo a Prefeitura, já foram realizadas a vacinação de 90% da população de idosos dos bairros Perequê-Mirim e Estufa 2.

Profissionais da Saúde das 11 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) de Caraguatatuba vão vacinar os idosos, em domicílio, sempre de segunda a sexta-feira. As doses serão aplicadas até o próximo dia 15. As equipes percorrerão as ruas dos bairros, entre 8h e 17h. Não é necessário agendamento.

Mesmo os idosos que nunca utilizaram os serviços da UBS do bairro também serão atendidos, mas para isso é necessário ligar na Unidade de Saúde mais próxima para cadastro.

Em Cachoeira Paulista, a Campanha de Vacinação está sendo realizada em dois pontos fixos na região central do município, além da zona rural e através de rodízio entre as escolas municipais dos bairros.

Já em Silveiras, a primeira etapa está sendo realizada em domicílio. Na ESF (Estratégia de Saúde da Família) no Centro, a vacinação, iniciada nesta terça-feira, segue nos dias 2, 3, 6, 7, 8, 13, 14 e 15. No bairro dos Macacos, o atendimento será nos dias vai até essa quinta-feira.

Os moradores de Potim receberam 1,5 mil doses de vacinas para essa primeira fase. A estimativa do Município é de que até a próxima sexta-feira o Estado envie mais doses para a vacinação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?