Cidades da região registram alto índice de procura pela vacina contra H1N1

Vacinação em Lorena e Cruzeiro foram normalizadas nesta terça-feira; mais de 500 mil devem ser vacinados

Idosos se enfileiraram na praça Arnolfo Azevedo de Lorena; vacinação foi regularizada na terça-feira (Da Assessoria)
Idosos se enfileiraram na praça Arnolfo Azevedo de Lorena; vacinação foi regularizada na terça-feira (Da Assessoria)

Da Redação
Região

O receio causado pelos perigos apresentados pela H1N1 e o surto ocorrido neste ano em algumas cidades do País, levaram diversas pessoas a procurar pela imunização logo no primeiro dia. A campanha de vacinação contra a Influenza teve início no último sábado, nas cidades que não registraram altos índices de H1N1. No Vale do Paraíba, em alguns municípios, a vacinação foi interrompida antes do horário previsto por falta de estoque.
Mesmo em Lorena, onde até o último dia 29 foram registradas 49 notificações e nenhuma confirmação, o lote de seis mil vacinas foi aplicado em seis horas de campanha. A imunização foi encerrada às 14h de sábado e normalizada na última terça-feira, quando um novo lote de 3.400 vacinas chegou ao município.
De acordo com a gerente de Vigilância Coletiva da cidade, Helen Colino, caso o novo lote acabe antes do início da segunda etapa, no dia 9, a cidade pode receber mais vacinas. “Mas a gente depende da nossa regional de saúde também, que recebe do Estado de São Paulo. Então, essas três mil doses foram colocadas à disposição da população às 7h da manha desta terça-feira, e o público-alvo continua o mesmo”.
Em Aparecida, as vacinas enviadas pelo Estado ao município foram suficientes para atender a população. Até a última segunda-feira, quase três mil pessoas haviam sido imunizadas. A cidade não registrou problemas durante os primeiros dias de campanha, e deve receber até o dia 20, quando está previsto o encerramento da vacinação, 7.700 doses.
Em Cruzeiro, mais de seis mil pessoas foram vacinadas no dia “D” da campanha. A imunização na cidade também foi retomada na terça-feira, quando mais três mil doses foram distribuídas nos postos. A Prefeitura informou que o município deve receber ainda na primeira etapa mais um lote com três mil.
Na cidade de Cachoeira Paulista não foram registrados problemas. Durante os três primeiros dias de campanha, mais de 2.800 pessoas foram imunizadas. A meta da secretaria de Saúde do município é vacinar 6.580 pessoas inclusas nos grupos prioritários.
Um dos problemas registrados na região foi com relação ao grupo prioritário infantil. O Ministério da Saúde estipula que apenas crianças com 4 anos e 29 dias possam receber a imunização. As mães que tentaram vacinar os filhos com cinco anos completos não conseguiram. A gerente afirmou que este é um procedimento normal do Governo Federal. “De acordo com o calendário do PNI, que é o Programa Nacional de Imunização, as crianças com cinco anos completos não são contempladas pela vacina. Esse tipo de situação, a criança já é classificada para receber a vacina, ela deve ter alguma cormobidade, ou seja, então ela entra no grupo do dia 9 de maio, e mesmo assim ela precisa ter algum documento do médico que comprove a necessidade da vacina”.
Estado – A secretaria de Saúde do Estado esclareceu que durante toda a semana, informou ao Ministério da Saúde que as doses recebidas da vacina contra a gripe não seriam suficientes para atender a alta demanda dos municípios do interior do estado durante o “dia D”. A nota ressaltou ainda que só recebeu uma nova remessa do Governo Federal, que é o órgão responsável pela compra das vacinas, no final da tarde da última sexta-feira (29). Até a data, São Paulo havia recebido 78% das 12,7 milhões de doses de vacinas necessárias para a imunização do público-alvo da campanha. Somente no Vale do Paraíba, mais de 560 mil pessoas devem ser vacinadas, o que corresponde a 80% do público-alvo da campanha.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?