Cidade retomam vacinação contra gripe após ficar sem estoque no primeiro dia

Aparecida, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Cruzeiro e Potim aguardam reposição de mais doses; Pinda tem 11 pontos e drive-thru

Vacinação de idosos em Guaratinguetá; após alta procura cidades retomam imunização (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Da Redação
RMVale

No primeiro dia de campanha de vacinação contra a gripe, cidades da região utilizaram o estoque de doses enviado pelo Ministério da Saúde. Com o adiantamento da ação, o atendimento está sendo feitas de forma escalonada, assim como a distribuição das vacinas para os municípios. Mas algumas cidades já devem retomar a imunização amanhã.

A primeira cidade a finalizar o estoque foi Pindamonhangaba, que recebeu 5,4 mil doses de vacina e teve grande procura nos setes postos de vacinação, além do drive-thru no Parque da Cidade. Este ano, o município receberá 56 mil doses nessa primeira fase de vacinação, que tem como grupos prioritários os idosos e profissionais que atuam na área da saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, todo o público alvo da primeira etapa corresponde a 56 mil moradores. “Pinda tem uma previsão de receber 56 mil doses de vacinas nessa primeira fase, mas vamos receber de forma escalonada. A cada semana estamos recebendo de cinco a seis mil doses, isso poderá ser alterado de acordo com a agenda do Ministério da Saúde”, explicou a secretária, que destacou ainda que não é motivo para pânico, todos os públicos alvos serão vacinados.

Após ver o estoque acabar no primeiro dia, a cidade voltar a atender nesta quinta-feira, no Ciaf, no Centro, Cisas, em Moreira César, e também nas escolas municipais Elias Bargis Mathias, no Araretama, João Kolenda, no Bem Viver, Serafim Ferreira, na Terra dos Ipês, Artur de Andrade, no Cidade Nova, e João Césario, no Feital. Além das quatro unidades na zona rural da cidade, Cruz Grande, Bonsucesso, Jardim Regina e Campinas das 8h às 16h, além do drive-thru no Parque da Cidade, que receberá público somente às segundas-feiras, a partir das 9h, e contará com quinhentas doses. De acordo com a Prefeitura, a cidade recebeu até o momento 10,8 mil doses de vacina, cerca de dois terços da estimativa para a primeira etapa, da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que tem duração de três semanas.

Em Guaratinguetá, foram quatro mil vacinas aplicadas na cidade nesta semana, esgotando o primeiro lote enviado pelo governo estadual. Para a vacinação, a Prefeitura preparou um sistema drive thru, assim como em Pinda, atendendo na Estação Ferroviária, no Centro. Na primeira etapa, foram 250 doses e as demais doses foram aplicadas nos postos de saúde.

Potim começou a distribuição das vacinas somente para os idosos a domicílio, nessa primeira fase que segue até o próximo dia 16. A secretaria de Saúde recebeu oitocentas doses e foram aplicadas setecentas no primeiro dia entre idosos e profissionais de saúde.

O primeiro dia de campanha em Cruzeiro imunizou duas mil pessoas. O Ministério da Saúde disponibilizou neste primeiro momento três mil vacinas contra a Influenza para a cidade.

Já em Aparecida, as doses acabaram na manhã dessa terça-feira. O município recebeu 32% das doses necessárias para a primeira etapa (idosos, acamados e profissionais de saúde). A Vigilância Epidemiológica informou que espera a chegada de mais 1.100 doses nesta quinta-feira. A aplicação acontecerá na Escola Anísio Novaes das 8h às 11h30 com retorno das 13h às 16h.  Nos dois primeiros dias de vacinação foram imunizados 550 pessoas também na Escola.

De acordo com as demais cidades um novo estoque de vacina será disponibilizado pelo Governo Estadual até sexta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?