Chuva desaloja famílias de Canas e Lorena

Região registra pontos de alagamento e mais de 200 casas inundadas; Defesa Civil mantém estado de alerta

Crianças conversam em rua que ficou alagada com a chuva da última quinta-feira; prefeitura remove oito famílias da região central (Lucas Barbosa)
Crianças conversam em rua que ficou alagada com a chuva da última quinta-feira; prefeitura remove oito famílias da região central (Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Regional

 

As fortes chuvas que atingiram a região na última semana causaram uma série de transtornos em Canas e Lorena. Dezenas de famílias acabaram perdendo móveis e pertences, após terem suas casas invadidas pela água.
O dia com maior volume de chuvas foi a quarta-feira. Oito famílias de Canas ficaram desalojadas após suas residências, a maioria no Centro, serem inundadas. Ao todo, 35 pessoas ficaram desalojadas por algumas horas. A Defesa Civil também registrou alagamentos no Santa Terezinha e Zona Rural.
De acordo com o morador Fábio dos Santos, não é a primeira vez que os moradores da região sofrem com inundações. “Na hora da tempestade muita gente ficou desesperada e acabou largando a casa e correu para a rua. Horas depois a situação já tinha melhorado e a gente começou a contabilizar o que tinha perdido. Graças a Deus, na minha casa só teve problema num sofá e uma gaveta de roupas. Todo começo de ano a gente já fica preocupado, porque sabemos que nossa rua sempre alaga”.
Segundo a Defesa Civil, o problema foi ocasionado devido ao grande volume que resultou na cheia do rio Canas. O órgão ressaltou que choveu por cerca de seis horas ininterruptas, a partir da noite de quarta-feira, o equivalente a 50 milímetros. O grande volume da chuva fez com que o nível do rio subisse aproximadamente 1,5 m.
O prefeito de Canas, Lucemir do Amaral (PSDB), lamentou o caso e afirmou que o município vem “tomando todas medidas necessárias para otimizar o sistema de escoamento de águas pluviais”. “Infelizmente, a força da chuva surpreendeu a todos. Estas famílias ficaram somente algumas horas fora de casa e não foi necessário se alojarem em casas de parentes ou prédios públicos. O sistema de escoamento é bem eficiente em toda a cidade, mas as inundações ocorreram devido a enorme força do temporal. A Defesa Civil está vistoriando todo o município e certamente a Prefeitura ajudará a população de todas as formas possíveis”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?