Centro de Reabilitação é modernizado em Ubatuba

Prédio tem setor para crianças e moradores com limitações físicas

Ala para atendimento a pessoas com limitações físicas; estrutura entregue promete ampliar atendimento (Foto: Divulgação PMU)
Ala para atendimento a pessoas com limitações físicas; estrutura entregue promete ampliar atendimento (Foto: Divulgação PMU)
Lucas Barbosa
Ubatuba
A Prefeitura de Ubatuba entregou na última segunda-feira a nova sede da Unir (Unidade de Reabilitação). Reformado e modernizado através de um investimento municipal de R$ 50 mil, o prédio conta com um setor exclusivo destinado a procedimentos terapêuticos em crianças. Com a ação, o governo espera proporcionar uma melhor estrutura de atendimento aos pacientes com deficiências físicas temporárias ou permanentes.Localizado no Centro, o imóvel que sedia a Unir anteriormente abrigava o Posto de Saúde Umuarama, transferido para outro ponto do bairro. Após quase três meses de reforma, o prédio recebe desde a última segunda-feira moradores  de todas as faixas etárias que lutam para superarem suas limitações físicas ou minimizarem os danos causados por paralisias momentâneas e lesões.

De acordo com a Prefeitura, ao contrário de sua antiga sede, o Unir conta agora com cobertura em sua área de entrada, maior espaço para o setor administrativo e de recepção de pacientes, sala de reuniões de equipe, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, salas exclusivas para atendimentos psicológicos e de procedimentos de estímulos terapêuticos a crianças.

Com o avanço estrutural, a expectativa do município é que a unidade aumente seu número de atendimentos, que no ano passado superou 26 mil.
Segundo a coordenação da Unir, a ferramenta possui quatro frentes de trabalho. Na frente de ortopedia são atendidos pacientes que se recuperam de fraturas, cirurgias ortopédicas e dores agudas. Já frente de fisioterapia neurológica, além de adultos vítimas de derrames cerebrais ou amputações, recebem tratamento crianças com paralisia cerebral e com más formações   congênitas.

No setor de fonoaudiologia são atendidos pacientes que sofrem de disfagia (dificuldade de engolir alimentos), principalmente em decorrência de derrames cerebrais. Na frentende terapia ocupacional são realizados procedimentos que buscam recuperar a função do corpo após graves lesões.
A unidade também oferece atendimentos psicológicos aos frequentadores e suas famílias, com a meta de auxiliarem também na reabilitação emocional.  “As ações têm o objetivo de ajudarem o paciente a retornar para as atividades diárias da vida como comer, vestir-se, tomar banho, se não sozinho, pelo menos com a menor dependência possível”, explicou a coordenadora da Unir, Leovigilda César.

Os moradores interessados em ingressarem na Unir, localizada à rua Doutor Esteves da Silva, primeiramente devem se consultar nas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) de seus bairros, que serão responsáveis pelos encaminhamentos à unidade especializada.
Caso queiram esclarecer dúvidas, os pacientes podem entrar em contato com a coordenação da Unir através do contato (12) 3832-4111.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?