Caraguá investe R$ 14 milhões em modernização da Casa de Saúde

Medida prevê ampliação de 40% de leitos em meio à pandemia; município tem mais de 1.400 infectados

A Casa de Saúde de Caraguá, que deve ampliar o número de leitos com foco na pandemia de Covid-19 (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
Caraguatatuba 

Para ampliar o número de leitos hospitalares disponíveis aos moradores diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19) em Caraguatatuba, a Prefeitura revelou na manhã desta quinta-feira (13) que investirá R$ 14 milhões em obras de melhorias na Casa de Saúde Stella Maris. Com sessenta mortes, a cidade é a que possui mais casos fatais da doença no Litoral Norte.

Publicada no site oficial da Prefeitura, a nota oficial informa que a modernização da estrutura da unidade, que fica na região central do município, viabilizará o aumento de cerca de 40% do número de leitos de média e alta complexidade, que saltarão de 157 para 221. Apesar de revelar a intenção de implantar os 64 leitos, o Executivo ainda estuda quantos espaços serão de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e de enfermaria.

Iniciadas na última quarta-feira (12), as obras de melhorias deverão ser concluídas até o início de novembro. Além das instalações de leitos e da base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a modernização do espaço público consistirá nas construções de: cozinha hospitalar, câmaras frias, banheiros com acessibilidade, consultórios, enfermarias, farmácia, espaço de isolamento de pacientes, rampas, estacionamento, guarita, sistema de drenagem, posto de enfermagem e salas de recepção, inalação e medicação.

Em justificativa ao alto investimento que será aplicado na modernização do aparelho público, a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Aguilar Junior (PSDB), explicou que preferiu adaptar a estrutura da unidade para que ela seja utilizada em definitivo pelos pacientes ao invés de montar hospitais de campanha que pudessem serem desmontados futuramente.

O Executivo ressaltou ainda que devido à pandemia, implantou na Casa de Saúde Stella Maris, entre abril e maio, 39 leitos exclusivos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, sendo sete de UTI, vinte de enfermaria adulta e 12 de enfermaria infantil.

Preocupação – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde no início da tarde desta quinta-feira, Caraguá registra uma taxa de ocupação de 49% de leitos de UTI e 54% em leitos de enfermaria. Deste montante, cinco pacientes estão na UTI e outros 18 na enfermaria da Casa de Saúde Stella Maris.

Com 1.401 moradores infectados pela Covid-19, a cidade contabiliza sessenta mortes, 1.005 recuperados e 84 internados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?