Caraguá e São Sebastião cancelam queima de fogos e programação de Réveillon

Medidas são adotadas para inibir possível contágio pela Covid-19; de volta à fase amarela do Plano SP, cidades questionam Estado

Queima de fogos no Réveillon 2020 em Caraguá; cidades do Litoral suspendem celebrações (Foto: Rafaela Lourenço)

Thales Siqueira
RMVale

A Prefeitura de São Sebastião informou na última terça-feira (1) a suspensão do calendário de shows e fogos para a celebração do Réveillon 2021. Caraguatatuba, em nota publicada na quinta-feira (3), também cancelou sua programação da temporada de verão. As suspensões das festividades é uma forma de evitar o contágio pela Covid-19 na época mais movimentada do ano no Litoral Norte.

As cidades litorâneas costumam receber milhares de turistas durante a alta temporada, que tem início em dezembro com a chegada do verão. As Prefeituras criam agendas com shows e apresentações para atrair o maior número de visitantes. Mas neste ano será diferente. Os espetáculos nas praias e praças estão cancelados como forma de conter as aglomerações já que todo o estado de São Paulo, retornou à fase amarela do Plano SP na última segunda-feira (30).

Apesar de Caraguá não apresentar números alarmantes e ter registrado uma estabilidade na média móvel de casos positivos e a taxa de ocupação dos leitos ter ficado abaixo de 50% nos últimos dias, a gestão decidiu intensificar as ações de conscientização e fiscalização.

Para a ação, foi criado o Plano Verão da Saúde que prestará atendimento à pacientes com suspeita do novo coronavírus. Será lançado também a campanha “Verão sem Covid”, que terá cartazes posicionados em locais com o maior tráfego de pessoas e faixas instaladas em locais públicos da cidade.

Para o atendimento no Plano Verão haverá um reforço dos profissionais na UPA Covid e na Casa de Saúde Stella Maris. A estrutura montada em abril (80 leitos na UPA Covid, com 22 respiradores, e 39 leitos na Casa de Saúde Stella Maris) continuará à disposição da população.

O prefeito Aguilar Júnior (MDB) solicitou ao Estado a abertura de mais leitos hospitalares, além de um reforço para a fiscalização de cumprimento de medidas de segurança durante toda a temporada. “Precisamos continuar cuidando de vidas, mas não podemos esquecer da atividade econômica na alta temporada. O que precisamos é continuar dividindo responsabilidades e que todos sejam fiscais. Só assim vamos vencer o novo coronavírus”, frisou.

A Prefeitura deve fazer uso do recurso dos drones para identificar e registrar possíveis aglomerações e notificar e multar os proprietários de residências de veraneio que permitirem a realização de festas particulares. Os ônibus e vans de turismo que fazem bate e volta continuam proibidos, está permitido apenas o transporte das pessoas que já tenham realizado reservas em hotéis ou pousadas da cidade.

Em São Sebastião, apesar da agenda de shows ter sido cancelada, a Prefeitura informou que vai manter as regras do comércio da fase verde, descumprindo a determinação estadual de retorno para a fase amarela do Plano SP. O prefeito Felipe Augusto (PSDB) alegou que a cidade apresenta números diferentes da capital e que esses dados estão sendo apresentados ao Ministério Público para que se chegue em uma solução e que o comércio possa continuar funcionando.

Fechamento das praias – Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) recomendam com urgência o retorno do isolamento social nas regiões do Brasil com casos crescentes do novo coronavírus. Uma das medidas propostas é o fechamento das praias. Eles argumentaram que o país vive um aumento acelerado de contaminações pela Covid-19 sem sequer ter acabado a primeira onda.

Em abril, no início da quarentena, as praias do Litoral Norte foram fechadas após determinação do Governador João Dória (PSDB).

Até o fechamento desta edição, as prefeituras de Ilhabela e Ubatuba ainda não têm uma posição definida sobre a programação de réveillon 2021.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?