Câmara Ubatuba é alvo de protestos contra turismo predatório

Lixo descartado em praias de Ubatuba, no feriado prolongado; moradores protestaram na Câmara (Foto: Reprodução)

Da Redação
Ubatuba 

Um grupo de moradores de Ubatuba, descontentes com a quantidade de lixo deixada nas praias, ruas e calçadas por turistas durante o feriado prolongado de 7 de setembro, realizaram uma manifestação em frente à Câmara Municipal. Os protestantes deixaram avisos e sacos de lixo nas grades do local. No próximo final de semana, a cidade volta a ter outro feriado, desta vez municipal.

Os cartazes traziam uma série de questionamentos e críticas ao poder público, quanto aos cuidados com a cidade litorânea. “Quantos ainda vão morrer? Turismo predatório aumenta Covid-19”, “20% do turismo traz riqueza para a cidade, 80% é turismo predatório”, “Estamos em pandemia”, “Sr. Prefeito, quantas vidas vamos perder por sua irresponsabilidade?”, “A Santa Casa vai colapsar, nossos profissionais de saúde vão morrer! Não aceitamos isso. E a prefeitura vai fazer campanha com o Hospital de Campanha?”, “Sr. Prefeito, além dos seus milhões de turistas deixarem a Covid-19, ainda deixaram o lixo! Nada mais justo que você recolha, já que a Covid-19 não dá pra gente deixar pra você pegar”.

Por meio das redes sociais, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), lamentou a quantia de lixo descartado nas praias. “Fiquei indignado com o lixo que jogaram nas nossas praias e quero alertar a todos os turistas que nos visitam, nos ajudem, não é justo com a cidade de Ubatuba fazer o que fizeram. Precisamos da colaboração de todos”.

Praia Grande – Com apoio de voluntários da ONG Esmeralda, foram retirados cerca de 360 quilos de lixo apenas na Praia Grande após feriado prolongado de 7 de setembro.

Feriado para moradores – Pelo segundo final de semana seguido a cidade terá um feriado prolongado. Mas ao contrário do Dia da Independência, quando o Litoral Norte foi invadido por turistas, a próxima segunda-feira, dia 14, não deve contar com grande movimentação, já que a data marca uma comemoração municipal; o dia da “Paz de Iperoig”, que celebra um acordo de paz entre índios e brancos, no início do período Brasil Colônia.

 

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Câmara Ubatuba é alvo de protestos contra turismo predatório

  • 12 de setembro de 2020 em 17:39
    Permalink

    O problema da sujeira deixada na praia é falta de educação da população ,acham que é obrigação do serviço publico limpar e não é bem assim

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?