Apesar de pandemia, Ubatuba autoriza reabertura de estabelecimentos de hospedagem

Hotéis e pousadas podem receber clientes a partir do próximo dia 1; negócios podem operar com apenas 30% de sua capacidade

Uma das ruas centrais de Ubatuba; cidade amplia flexibilização e reabre setor hoteleiro com restrições (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), baixou um decreto na última quarta-feira (17) que autoriza a reabertura de hotéis e pousadas na cidade litorânea a partir do próximo dia 1 e regulamenta os horários de funcionamento de lanchonetes e restaurantes. Devido á pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os estabelecimentos serão obrigados a respeitarem uma série de regras de higienização para atenderem aos clientes.

Além de prorrogar a quarentena em Ubatuba até o próximo dia 15, o decreto municipal determina que os hotéis e pousadas poderão receber apenas a metade da capacidade de hóspedes, estabelecida pelo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Os proprietários deverão também atender as normas do protocolo sanitário do Governo do Estado, que estipula diretrizes de higienização e de precaução ao contágio da Covid-19.

Entre as 25 regras, além do uso de máscaras e a proibição de aglomerações, se destacam: impedição de filas para retirada de alimentos nos refeitórios, atendimento preferencial aos hóspedes do grupo de risco para que permaneçam o mínimo possível nos ambientes, distanciamento de pelo menos dois metros entre mesas e cadeiras e remoção de objetos de uso compartilhado, como jornais e livros.

O decreto de Sato também regulamentou o novo horário de funcionamento de restaurantes e lanchonetes, que já estavam autorizados a reabrirem suas portas desde o último dia 1. Os estabelecimentos deverão funcionar com atendimento presencial somente de segunda à sexta-feira até às 22h. Já o sistema de delivery (entrega a domicilio) poderá operar em qualquer horário e dia da semana. Além de permitirem a permanência de apenas 30% da capacidade de clientes, os comerciantes deverão continuar seguindo as regras de limpeza e prevenção como: disponibilização de totens com álcool em gel 70%, proteção adequada dos equipamentos de buffet, manter os fregueses a pelos menos um metro de distância dos demais nas filas e providenciar máscaras aos seus funcionários.

Outra novidade, é que os restaurantes do tipo buffet a quilo ou com preço fixo poderão reabrir suas portas. Porém, é proibido que os consumidores se sirvam sozinhos, reduzindo a possibilidade de contágio através dos talheres e pegadores compartilhados.

Além destes ramos comerciais e dos considerados essenciais, seguem liberados para funcionarem, por quatro horas diárias, no município praiano: concessionárias de veículos, escritórios, imobiliárias, lojas de comércio em geral e shopping.

Pandemia – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Ubatuba na tarde desta segunda-feira (22), a cidade registrou 118 casos confirmados de novo coronavírus, sendo sete mortes e oitenta pacientes recuperados.

Em contrapartida, o Município aguarda ainda os resultados de exames de 27 casos suspeitos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?