Agricultura familiar fornece merenda para escolas da rede pública de Ubatuba

Produção representa 60% da quantidade total de alimentos usada em toda rede municipal de Educação

Produtor rural de Ubatuba; cidade reforça merenda na rede pública com participação da agricultura familiar (Foto: Reprodução PMU)
Produtor rural de Ubatuba; cidade reforça merenda na rede pública com participação da agricultura familiar (Foto: Reprodução PMU)

Letícia Noda
Ubatuba

Boa educação também é garantida com uma alimentação saudável. Pensando nisso, todas as escolas municipais de Ubatuba, desde as unidades de creche ao fundamental 2, passaram a receber alimentos provenientes da agricultura familiar. São diversos tipos de frutas, legumes e verduras que abastecem as cozinhas das unidades e ajudam a tornar a alimentação escolar ainda mais gostosa e nutritiva.

Aproximadamente trinta famílias de produtores rurais de Ubatuba, São Sebastião e Tremembé foram escolhidas por meio de um processo seletivo realizado pela Prefeitura em abril de 2019, onde o objetivo era atender aos cardápios da alimentação escolar com a utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos e a cultura alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável adequada. As famílias enviam, semanalmente, suas produções para a seção de Alimentação Escolar, que pesa, confere, embala e distribui os alimentos para as unidades escolares.

Os produtos são recebidos e as merendeiras, da empresa Seleta, são responsáveis por preparar as refeições de acordo com o cardápio elaborado por uma equipe especializada de nutricionistas. Os funcionários participam de cursos que enfatizam a importância do cuidado no manejo dos alimentos, além de aprender a lidar com situações como a confecção diferenciada de refeições para crianças alérgicas que possuam laudo médico.

“Os cardápios são elaborados com antecedência, de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária. Além do valor nutricional, priorizamos os alimentos regionais, além dos hábitos alimentares da criança”, explicou a nutricionista da secretaria de Educação de Ubatuba, Eleine Macário.

De acordo com a Prefeitura, a quantidade de alimento enviado para cada escola depende do cardápio, que atende as necessidades nutricionais de cada faixa etária. Até o momento, os alimentos oriundos da agricultura familiar chegam a 60% com projeção de aumento, já superando a produção dos dois últimos anos: 61% em 2017 e 54% em 2018.

Mandioca, banana, alface, rúcula, berinjela e pimentão são alguns dos produtos fornecidos pelos produtores rurais da agricultura familiar, além da polpa de frutas e do “mix de juçara” (com produção específica em Ubatuba, na comunidade do Sertão do Ubatumirim), sucesso entre as crianças. Uma parte dessa produção já possui o selo de garantia de produto orgânico.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?