Famílias de Ubatuba cobram criação de leitos de UTI em meio à pandemia

Cidade não possuí local para atender pacientes graves da Covid-19; demanda é absorvida por hospitais de Caraguá

Material da Santa Casa de Ubatuba; população cobra melhor estrutura (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Preocupados com o avanço do coronavírus (Covid-19) em Ubatuba, moradores cobram a implantação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na Santa Casa para o atendimento de infectados pela doença. Sem opções para internações de casos graves, a cidade litorânea tem encaminhado sua demanda de pacientes aos hospitais de Caraguatatuba.

Temendo enfrentarem dificuldades para conseguirem vagas de internação em UTI´s da região durante a pandemia, internautas de Ubatuba desde a última semana utilizam as redes sociais para criticarem a falta de alternativas apresentadas pela atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Délcio Sato (PSD), para a criação de leitos na cidade.

Devido à ausência de unidades em Ubatuba, três moradores infectados pela doença foram transferidos na última semana para Caraguá, sendo dois para a Casa de Saúde Stela Maris e outro para o Hospital Regional. As idades e sexos dos pacientes da cidade vizinha não foram revelados pela Prefeitura de Caraguá.

Durante entrevista no último dia 24 ao portal de notícias do Litoral Norte, ‘Tamoios News’, Sato revelou que estuda contratar leitos móveis de UTI para abrigar os pacientes em situações mais graves. Porém, o chefe do Executivo não confirmou se ação será efetivamente realizada.

Por diversas vezes, a reportagem do Jornal Atos solicitou um posicionamento da Prefeitura de Ubatuba sobre a ausência de leitos de UTI no município em meio à pandemia, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

De acordo com o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Ubatuba na tarde da última terça-feira, a cidade registra 15 casos confirmados de coronavírus, sendo que 11moradores já estão curados.

Além de seis idosos, foram infectados pela doença na cidade praiana: seis moradores com idades entre 40 e 59 anos e outros três com a faixa etária de 20 a 39 anos.

A Prefeitura aguarda ainda a liberação dos resultados dos exames do instituto estadual Adolfo Lutz, que investiga uma morte e outros dez casos suspeitos na cidade litorânea. Em contrapartida, 120 registros suspeitos de Covid-19 já foram descartados.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?