Designer compara o passado e o presente em imagens do cotidiano das ruas de Lorena

Trabalho tem atraído o interesse na internet; proposta é mostrar as mudanças do dia a dia da cidade

Esquina das ruas São Benedito e Major Oliveira Borges, retratada no projeto que mostra o passado e o presente de Lorena (Foto: Arquivo pessoal)
Antiga construção na esquina das ruas São Benedito e Major Oliveira Borges, no Centro, retratada no projeto que mostra o passado e o presente das ruas de Lorena (Foto: Arquivo pessoal)

Francisco Assis
Lorena

“Eu vejo o futuro repetir o passado”. O verso cantado por Cazuza em “O tempo não para” (1988) foi uma das inspirações para o designer Iesus Henrique Machado, 29 anos, colocar em prática uma ideia antiga, revisitar o passado de Lorena com imagens que tem atraído o interesse na internet.

Prédios, avenidas ou praças. Qualquer ambiente pode virar arte na mão do designer, que teve a ideia após descobrir o trabalho do fotografo alemão Sergey Larenkov, que replicava cenários da Segunda Guerra Mundial com uma comparação do velho e do novo. “Quando vi o que ele fazia, achei muito legal. Sempre gostei de fotos antigas, saber da história da cidade. Um dia vi uma foto antiga da Casa da Cultura (Solar Conde Moreira) e fiz um teste de misturar as duas fotos só para ver como ficava, por curiosidade. Postei em um grupo, o ‘Lorena, fotos antigas’, e as pessoas gostaram”, contou.

O trabalho consiste em manipulação de imagens antigas inseridas em fotos atuais de um ponto específico da cidade, mostrando a influência e as mudanças de Lorena.

O designer Iesus Henrique, autor do projeto; proposta ganha cada vez mais público na internet (Foto: Arquivo pessoal)
O designer Iesus Henrique, autor do projeto; proposta ganha cada vez mais público na internet (Foto: Arquivo pessoal)

No grupo de fotos da rede social, Iesus, que também é músico, postou dez imagens trabalhadas. Em seu perfil, já são mais de 35. A escolha da imagem leva em conta o grau de mudança arquitetônica. “Tenho um acervo de fotos antigas, ou que eram minhas, ou alguém que me manda. Aí vou até o lugar e vejo se é possível fazer uma montagem com o ambiente. Tenho algumas pessoas que me ajudam até a identificar os lugares mais antigos, porque muita coisa mudou. Se muda muito o visual, um prédio que não existe mais, por exemplo, aí fica difícil de fazer. Tento comparar a mesma arquitetura, lugares que mantém o mesmo padrão”.

A proposta recebeu apoio rápido, com comentários e sugestões. “As pessoas curtiram de cara, pediram para continuar”, comemorou o designer, que recebe propostas de lugares e ideias como a de retratar a antiga padaria da família Carreira, que ficava no prédio onde hoje está o Banco do Brasil, na praça Arnolfo de Azevedo.

Segundo ele, pessoas de outras cidades já pediram uma versão para retratar as antigas imagens. “Um rapaz de Aparecida me pediu. Mas tenho que ver toda a questão de tempo, material, imagens. Me preparar melhor”.

Por enquanto ele deve seguir em Lorena. A ideia é buscar outros pontos históricos e também revisitar seu próprio passado. Um sonho de Iesus é fazer uma comparação do antigo e do novo no colégio estadual Arnolfo de Azevedo, onde estudou quando criança. “Tenho imagens de dentro, mas quero da entrada. Estou procurando. O que eu queria é fazer uma exposição das imagens. Não sou fotografo, faço porque gosto, mas queria poder mostrar melhor esse trabalho”.

Quem tiver interesse em ajudar Iesus a ampliar o acervo, além de sua página no Facebook, pode entrar em contato pelo e-mail fotosantigaslorena@outlook.com.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?