AME de Lorena segue com excesso de faltas à consultas e exames

Ausências causam prejuízo duplo no atendimento regional; pacientes devem comunicar secretarias de saúde

    O AME de Lorena, que atende 17 cidades na região; ausência de pacientes provoca problemas no atendimento (Foto: Arquivo Atos)
O AME de Lorena, que atende 17 cidades na região; ausência de pacientes provoca problemas no atendimento (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Lorena

O aumento no número de faltas em consultas tem afetado o atendimento no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Lorena. O centro que atende a 17 municípios da região já registrou quase 3,5 mil ausências em abril.

A saúde pública no Brasil continua sendo o “calcanhar de Aquiles” dos governos. Grande parte dos brasileiros reclamam da demora da dificuldade em conseguir um agendamento para consultas, exames, cirurgias e até mesmo procedimentos específicos, como hemodiálise e quimioterapia.

A situação tem sido contrária em Lorena, onde o AME tem registrado, mensalmente, um grande número de faltas em consultas e exames. Somente no mês de abril foram 3.434 ausências registradas.

Em outubro do ano passado, um reportagem do Jornal Atos mostrou que o problema já era registrado. Na ocasião, o número de faltas era de 1.696. O que representa, seis meses depois, um aumento de mais de 100%.

De acordo com a gerente executiva dos AME’s de Lorena e Caraguatatuba, Cecília Souza de Paula, a falta de um paciente a uma consulta ou exame gera um prejuízo duplo. “O paciente que está agendado e que não vai a sua consulta ou ao seu exame, impossibilita assim os médicos de fecharem o diagnóstico e também acaba prejudicando outro paciente, que está aguardando a sua vaga. Então, acaba que o prejuízo é muito grande”.

Cecília revelou ainda que a unidade de Caraguatatuba trabalha há nove anos com os municípios da região, não sofre do mesmo problema. “Hoje, é complicado comparar as unidades. No AME de Caraguá existem faltas? Existem, mas em porcentagem menor que o AME de Lorena. É uma unidade nova (Lorena) e os municípios ainda estão aprendendo a trabalhar as vagas e até a conhecer a demanda”.

O maior número de faltas é para os exames, o que impede o médico de fechar o diagnóstico. A orientação é de que, se o paciente que não puder comparecer à consulta ou exame, deve avisar diretamente à secretaria de Saúde da cidade em que mora.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “AME de Lorena segue com excesso de faltas à consultas e exames

  • 9 de junho de 2017 em 16:32
    Permalink

    E eu esperando oftalmologista há 6 meses…facinho né…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?