Colégios de Guará e Lorena se destacam no Enem

Instituições da região são destaque entre as escolas públicas

Cotel - Enem (3)
Alunos empenhados durante a Semana de Ciências e Cultura no Colégio Técnico de Lorena(Foto: Colaboração)

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta semana o resultado preliminar, por escola, do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014. Entre as escolas públicas que tiveram maior pontuação do Vale do Paraíba estão o Cotec (Colégio Técnico Industrial), de Guaratinguetá em 281º colocado, que teve média 637.96 no resultado das provas objetivas e 672.47 na média dada para provas de redação e o Colégio Técnico de Lorena que aparece na 611° colocação entre as do ranking do Brasil. A escola teve média 618.49 para as provas objetivas e 694.55 para a média de redação.

Para ter a nota divulgada, é exigido que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes tenham feito o exame. Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular. Desses, foram levados em conta os alunos que fizeram as quatro provas objetivas e a prova de redação, desde que não tenham tirado nota zero nas provas objetivas.

A elite das escolas públicas é formada por uma maioria de colégios federais, que geralmente têm cursos técnicos ou são ligados a universidades e fazem seleção de alunos.

Vinculado à Faculdade de Engenharia (FE), Campus de Guaratinguetá, o Cotec foca o ensino profissionalizante nas áreas de Mecânica, Eletrônica, Eletroeletrônica e Informática. Além dessa formação, os alunos cursam o ensino médio.

Em Lorena, o Cotel (Colégio Técnico de Lorena) é vinculado à (USP) Universidade de São Paulo, por meio da (EEL) Escola de Engenharia de Lorena, é uma instituição de Habilitação Profissional de Técnico em Química e Ensino Médio regular. O Cotel tem aulas em período Integral (manhã e tarde), com duração de três anos. Para obtenção de título de Técnico em Química, o estágio supervisionado de um total de 1.100 horas é obrigatório.

Os dados divulgados pelo Inep abrangem 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não divulga a média geral do Enem por escola, e apresenta apenas a média em cada uma das quatro provas objetivas e da prova de redação. O objetivo é diminuir o impacto da comparação direta entre as instituições de ensino.

 

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Colégios de Guará e Lorena se destacam no Enem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?