Roseira investe em tecnologia para aproximar pais e escolas

Prefeitura lança aplicativo que fornece boletim de cada aluno da rede pública aos responsáveis

Crianças durante atividade em escola de Roseira; Educação lança aplicativo para pais e responsáveis (Foto: Reprodução PMR)
Crianças durante atividade em escola de Roseira; Educação lança aplicativo para pais e responsáveis (Foto: Reprodução PMR)

Rafaela Lourenço
Roseira

A tecnologia a favor da interação familiar no ambiente escolar. Com esse objetivo a Prefeitura de Roseira lançou um aplicativo para pais e responsáveis de alunos da rede pública acompanharem integralmente as informações sobre os filhos.

A plataforma Apus, criada em maio, atende cerca de três mil estudantes dos ensinos fundamentais 1 e 2 do município. Através do aplicativo, a cada bimestre os pais e responsáveis conferem avisos dos respectivos professores e diretoria escolar, e o boletim dos alunos.

Segundo o diretor de Educação de Roseira, Edson Medeiros, o aplicativo faz parte de um projeto-piloto criado pela Prefeitura, que busca uma maior interação das famílias com as escolas da cidade. Posteriormente, mais informações serão inseridas no aplicativo como a frequência escolar de cada estudante. “Todos os pais foram convocados para irem até a escola de seu filho, e receberam uma carta com o usuário e senha para o cadastro no sistema apus.com.br. E eles já estão acompanhando a evolução dos filhos através do próprio celular”, frisou.

O secretário destacou ainda que os pais que não conseguirem participar das reuniões escolares também receberão automaticamente os comunicados e boletins através do aplicativo, mas de que a presença pessoalmente ainda é indispensável para o acompanhamento do rendimento escolar dos alunos. “Alertamos aos pais para que eles não sumam da escola. É importante a participação, indo nas reuniões conversar com o professor. Este é apenas mais um projeto para ampliar a comunicação, não substituir”.

Ainda segundo Medeiros, a criação do aplicativo não gerou gastos extras para o Executivo, que já possuía o contrato com a empresa responsável pelo projeto e toda a parte digital da Prefeitura.

Região – Em março, Pindamonhangaba, pioneira na região, lançou a plataforma virtual Educapinda, um projeto semelhante ao de Roseira, com mais suportes. Neste portal, além do boletim, os pais ou responsáveis têm acesso aos deveres de casas, a merenda escolar, projetos realizados pela instituição de ensino, frequência escolar, e até mesmo informação se o aluno que possui transporte escolar chegou ao colégio.

Ao todo, a rede municipal de ensino de Pinda conta com mais de 14 mil alunos.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?