Prefeitura não cumpre prazo para devolver dinheiro a candidatos de concurso cancelado em Potim

Administração tinha até abril para pagar dívida; Nenê pede prorrogação em meio a questionamentos

Da Redação
Potim

A novela que se transformou o concurso público de Potim, cancelado em abril do ano passado, ainda não teve um final, mesmo com o término do prazo para devolução do dinheiro às pessoas que realizaram a prova. A administração municipal tinha firmado um pacto com os inscritos de que até abril ressarciria os valores, mas de acordo com a oposição, o prefeito Edno Félix, o Nenê (PTdoB) pediu a prorrogação do período por mais quarenta dias.

Sem nem ao menos comunicar a Câmara, o chefe do Executivo tomou a decisão através de decreto, o que chegou a ser classificado como arbitrariedade, já que não houve diálogo com os moradores que ainda se sentem lesados.

De acordo com o vereador William Amaral (PV), os problemas referentes ao concurso se tornaram uma “verdadeira e constrangedora novela”. “Eles já causaram um constrangimento enorme às pessoas que fizeram a prova, porque lutaram muito para fazer o exame e agora convivem com esses problemas”.

O concurso publico realizado na cidade em abril de 2015 foi alvo de muitas criticas desde o início. Ainda antes da aplicação da prova, houve mudanças no edital que acabou gerando revolta dos moradores que já haviam feito a inscrição.

Com o fim do problema no edital, e após a aplicação da prova, iniciou-se outra questão incômoda aos inscritos: a publicação dos resultados. O concurso, que contemplava diversas áreas, desde saúde à educação, foi suspenso por tempo indeterminado.

Depois de seis meses, a administração municipal, alegando que a empresa responsável pelo certame havia cometido vários erros, decidiu cancelar o exame e desde então várias pessoas que passaram na prova brigam na Justiça para validar o concurso, enquanto alguns cobram os valores pagos na inscrição, que variam de R$25 a R$ 60 dependendo do cargo.

Amaral disse que a Câmara irá efetuar questionamentos ao prefeito, já que não aceitam a nova decisão de prolongar ainda mais a resolução desse problema. “Agora ele lança um decreto que prorroga o prazo de entrega do dinheiro do concurso, e isso é mais um constrangimento. Eu não concordo com isso, não posso aceitar uma situação como essa. Isso só tem trazido mais reclamação”.

Inscritos no concurso afirmam que algumas pessoas conseguiram na Justiça o direito de ingressar no quadro de funcionários. O Ministério Público pode notificar a qualquer momento a Prefeitura para empossar pessoas que passaram no concurso, mas o governo municipal não confirmou o fato.
Procurada para esclarecer o motivo da prorrogação, a Prefeitura de Potim não retornou até o fechamento dessa edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?