Potim prepara ação para reduzir reclamações sobre o transporte da saúde

Pacientes se queixam de falta de vaga, condições dos veículos e tratamento de motoristas; novas diretrizes no setor passam a valer no ainda esse mês

Pacientes aguardam transporte no posto de saúde de Potim; cidade tenta implantar novo sistema (Foto: Rafael Rodrigues)
Pacientes aguardam transporte no posto de saúde de Potim; cidade tenta implantar novo sistema (Foto: Rafael Rodrigues)

Rafael Rodrigues
Potim

A falta de especialidades médicas e estrutura para alguns exames não é o único problema que a nova administração em Potim tem para solucionar. O transporte para cidades referência, a única saída para pacientes de baixa renda, também virou alvo de reclamação.

Para ao menos diminuir as queixas dos moradores quanto ao serviço, a Prefeitura pretende implantar até o próximo dia 20, um novo sistema para a realização de viagens dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

As reclamações são quase que diárias, como a do aposentado Valdemir Fonseca, que há cinco anos acompanha sua esposa em sessões de hemodiálise, e na última segunda-feira foi esquecido na Santa Casa de Guaratinguetá após o procedimento.

Ele contou que ao sair do tratamento com sua mulher, que inclusive tem problemas de locomoção, deu conta de que o motorista já havia ido embora. “Eu e minha esposa fomos esquecidos no hospital, mas ai como era perto, e tinham conhecidos, acabei arrumando uma carona”.

O aposentado fez questão de ir pessoalmente na diretoria de saúde da cidade para saber se os demais dias da semana teria o transporte e se iria dar tudo certo. O morador disse ainda que algumas coisas começaram a mudar, como o veículo que faz a viagem, que até o ano passado era uma ambulância em péssimo estado, mas agora é um carro de passeio.

“A ambulância velha não tinha direção, era muito ruim, sacudia muito. Até eu ficava com dor no corpo, imagina minha esposa? Ainda bem que mudou, mas se bem que não adianta muito, se vão me deixar para trás”.

De acordo com a diretora de Saúde, Rodneia Paixão, a intenção é aprimorar gradualmente este serviço que é de extrema importância ao munícipe. “Em um primeiro momento vamos colocar em prática essas ações para que o serviço seja bem feito e desta forma todos os usuários serão agraciados pelo transporte”.

De acordo com a administração, entre as medidas tomadas, estão os agendamentos que agora deverão ser feitos com dois dias de antecedência, na central de vagas junto do encaminhamento médico e com a anotação oficial do exame emitido pelo sistema de agendamento estadual das 8h às 15h.

O local de saída para os exames será feito em pontos estratégicos de cada bairro, com exceção das 3h30 e também em casos de falta de mobilidade de pacientes. “Para estes, o embarque será feito na residência”.

Rodneia disse que a situação precária de alguns veículos deve ser resolvida gradativamente, tendo em vista o sucateamento que, segundo ela, os funcionários encontraram na frota esse ano. “Pegamos veículos todos quebrados e estragados, e estamos fazendo um levantamento. Em breve vamos tomar providências. Não tem como a gente conseguir arrumar tudo em tão pouco tempo, mas vamos conseguir arrumar os carros”.

Atualmente o Município leva diariamente cerca de sessenta pacientes para a realização de exames e consultas em hospitais e clínicas em Caraguatatuba, Taubaté, Lorena e Capital Paulista.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?