Potim assina convênio para melhorias em estradas rurais

Programa “Melhor Caminho/Pontos Críticos” visa execução de obras em pontos mais críticos com menos tempo de trabalho

Convênio Potim - Da Assessoria
Prefeito Nenê assinou, no Palácio dos Bandeirantes, o convênio “Melhor Caminho/Pontos Críticos”, que tem como objetivo melhorar as condições das estradas rurais de Potim (Foto: Divulgação Assessoria)

Carlos Pimentel

Potim

O prefeito de Potim, Edno Félix, o Nenê (PTdoB) assinou um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para melhorar as condições das estradas rurais do município. O convênio “Melhor Caminho/Pontos Críticos”, assinado na última semana, visa a execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra e não consta, nem pode constar no escopo do programa o revestimento asfáltico da estrada de terra.

O convênio contempla a realização das obras em um trecho de 6,5 quilômetros de estradas rurais. A obra está orçada em R$ 698 mil sendo que R$ 69 mil serão contrapartida da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Planejamento de Potim, Cléber Gonçalves a intervenção será feita em três trechos críticos das estradas municipais; POT 322 (estrada para o Soares), POT 083 (estrada que liga Potim à Guará) e POT 280 (estrada que liga Potim à Pinda). “Um trecho da obra será para adequação e outro para a manutenção. No trecho de manutenção será feito o serviço de limpeza, regularização e compactação da plataforma e, em seguida, a colocação da camada de brita. Já no trecho de adequação, será feita a limpeza, terraplanagem e construção de aterros, instalação de tubos e revestimento primário com britas”, explicou. A Prefeitura está concluindo os tramites burocráticos para o início das obras.

Executadas pela Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), o projeto visa a recuperação de estradas rurais, o que beneficia em especial o setor sucroenergético, que tem peso relevante na economia estadual. O projeto foi criado em 1997 e já resultou em obras em aproximadamente 12 mil quilômetros de estradas rurais. Só no ano passado, foram 63 operações em 638,77 quilômetros. Os trabalhos são realizados via convênio assinado entre a pasta da Agricultura e as prefeituras municipais. Nesse novo momento do programa, o conceito de atendimento de Pontos Críticos foi proposto. Em vez de readequar vários quilômetros de extensão da estrada, os técnicos da Codasp identificam qual é o ponto crítico daquele trecho para que receba obras de recuperação.

O objetivo é ganhar tempo, poupar recursos e garantir a trafegabilidade com menos tempo de operação das máquinas com o mesmo resultado de antes, que considera não apenas a estrada, mas também a conservação de solo e água. Isso porque a Codasp realiza um estudo do solo antes de começar a reabilitação, levando em conta qual o índice pluviométrico da região. A equipe quebra o barranco e “levanta” a estrada em vez de afundá-la ainda mais, esta é a diferença primordial do Programa.

Prefeito Nenê assinou no Palácio dos Bandeirantes, o convênio “Melhor Caminho/Pontos Críticos”, que tem como objetivo melhorar as condições das estradas rurais de Potim

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?