Com foco no Censo de 2020, Potim inicia oficinas do Plano Diretor

Cidade quer planejar e acompanhar crescimento com participação de moradores

Reunião com moradores para debater o Plano Diretor em Potim; objetivo é de possibilitar um crescimento urbanizado (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Potim

Desenvolver o planejamento pensado da cidade é um dos desafios que a secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Potim promete assumir em 2020. Com início do Plano Diretor na cidade, o objetivo é de possibilitar um crescimento urbanizado apropriado.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Hiancem Texeira, explicou que a idealização do Plano Diretor surgiu como “um olhar visionário”, pensando já no Censo de 2020, em que Potim terá aproximadamente 25 mil habitantes, como prevê a Prefeitura (ainda não há uma data definida para o levantamento nacional). Ele destacou que essa não é uma obrigatoriedade, mas que é importante para que o município possa crescer de maneira eficaz e com qualidade de vida para os moradores.

Ainda no mês passado, a Prefeitura promoveu duas oficinas, no CAS (Centro de Assistência Social) São Geraldo, e no Centro Paroquial, para que os moradores pudessem fazer os seus apontamentos sobre os temas “Cidade que temos” e “Cidade que moramos”. De acordo com o Executivo, os posicionamentos dos moradores serão levados em conta no momento da finalização do projeto, através da elaboração de zoneamento.

O secretário afirmou que as atividades estão acontecendo dentro do prazo estabelecido de dez meses. O cronograma conta com mais oficinas participativas com o apoio da população e uma audiência pública. O encerramento é esperado para setembro deste ano, com o cumprimento de todas as etapas necessárias. Hiancem comentou que após a finalização do projeto por parte da Prefeitura, será criada uma lei, com a aprovação da Câmara, que se tornará a diretriz de Potim durante dez anos. “Ela (a diretriz) vai fazer com que a cidade cresça de maneira planejada, sem as irregularidades que temos hoje”, enfatizou.

Segundo o secretário, com o avanço será possível captar mais recursos para a cidade por meio de ementas parlamentares, algo que não é possível atualmente devido a falta de um plano diretor em execução.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?