Com cofres vazios, Potim cancela Carnaval devido à crise financeira

Cidade oficializou essa semana que rombo nos cofres públicos impede a realização da festa

Foliões brincam pelas ruas em carnavais anteriores; Potim entra na lista de cidades que cancelou carnaval 2017
Foliões brincam pelas ruas em carnavais anteriores; Potim entra na lista de cidades que cancelaram carnaval 2017 (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Potim

Assim como várias cidades da região, Potim oficializou essa semana o cancelamento do Carnaval em 2017. A medida foi tomada pelo Executivo devido à crise financeira que assola os municípios da região, em especial a cidade, que tem uma dívida de aproximadamente R$ 20 milhões, levando inclusive a atual prefeita Érica Soler (PR) a decretar no início de janeiro, estado de emergência financeira.

De acordo com a prefeita, seria controverso bancar um Carnaval sendo que a cidade necessita de outros investimentos. “Nosso povo precisa de médico, remédio e educação. O lazer é sim importante, mas neste momento é preciso levar em conta as prioridades”.

O chefe do setor do Turismo da cidade, Alex Cardoso, lamentou a situação, mas confirmou que a prioridade é fazer com que cidade mantenha suas estruturas básicas. “Mesmo a gente sabendo que a festa é tradicional, o que pesou foi a condição financeira, porque o município está em situação de emergência por conta do rombo milionário nas contas públicas, e muitos setores estão sofrendo por conta disso, como saúde, educação e transporte”, destacou Cardoso. “Sem dinheiro para fazer a parte estrutural para cidade andar, não poderíamos investir em qualquer outro evento”.

Cardoso disse ainda que a intenção inicial da Prefeitura era realizar a festa, mesmo sabendo das dificuldades, inclusive com uma programação já pré-definida desde novembro passado. “O dinheiro em caixa não existe, inclusive o Carnaval estava sendo trabalhado desde o ano passado com uma programação já pensada pela Prefeitura, mas vimos que não temos um fluxo de caixa para realizar a festa”.

A ideia, segundo a administração, é que no próximo ano, a festa volte a ser realizada nas ruas da cidade. “Agora, nós vamos estruturar o setor de Turismo para que no próximo ano tenhamos essa verba para fazer o Carnaval de maneira mais segura e para toda família”.

Blocos – Mesmo com a decisão da Prefeitura em cancelar a verba para o Carnaval deste ano, os foliões de Potim não ficarão sem festa. Uma opção será a apresentação de blocos, mas com ressalvas.

De acordo com o chefe de Turismo, a Prefeitura não oferecerá nenhuma estrutura, mas orientará os organizadores de como realizarem a festa. “A Prefeitura não vai dar estrutura física, até mesmo porque há falta de condições. Vamos orientar os blocos para que eles possam fazer todo o movimento em área fechada e segura. Eles podem fazer a festa, mas vamos orientar que eles não utilizem a área externa ou pública”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?